Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Renúncia de Mubarak

CAIRO - O presidente Hosni Mubarak se demitiu sexta-feira e entregou o poder aos militares do Egito, dando início a comemorações entre os manifestantes em todo o país que exigiram a sua demissão durante os últimos 18 dias.
Quando o anúncio feito pelo vice-presidente Omar Suleiman foi transmitida em Tahrir Square Cairo, o epicentro do protestos, irrompeu com uma multidão enorme de manifestantes, perceberam que eles tinham alcançado seu objetivo.
Egípcios saltou para cima e para baixo, agitou os punhos, balançaram suas bandeiras e se abraçavam, eufórica que forçou a remoção de Mubarak, após 30 anos de regime autoritário.
"O Egito é grátis! Egito é livre!" eles disseram:
Nos bairros em Cairo, as pessoas pararam de carros, sair para abraçar e beijar. Eles gritaram: "Deus é grande", e "Parabéns", buzinando para comemorar.
"O presidente Hosni Mubarak decidiu renunciar à presidência do Egito, e atribuiu o hgher Conselho das forças armadas para executar os assuntos do país", disse Suleiman em um breve discurso televisionado. "Que tenhamos a ajuda de Deus."
Manifestações de felicidades podiam ser ouvida nas ruas do Cairo, antes mesmo de Suleiman parar de falar.
Fora do palácio presidencial, onde uma multidão se reuniu, os manifestantes irromperam em aplausos. Eles se abraçaram, choraram e acenaram bandeiras freneticamente. Alguns começaram a cantar o hino nacional.
Mubarak e sua esposa deixaram o palácio, em um afluente subúrbio do Cairo, no início sexta-feira, informou a televisão estatal egípcia. A Associated Press, citando uma autoridade local, relatou que ele tinha ido para o balneário egípcio de Sharm el-Sheikh.
quinta-feira, Mubarak disse à nação que ele permaneceria no cargo, mas ceder alguns poderes para Suleiman. Multidões de pessoas imediatamente rejeitaram a concessão, grupos em várias cidades do país, demonstraram sua raiva e frustração.
"Mubarak deve ir! Ele está consumado!" manifestantes em Tahrir Square gritaram, como um mar de pessoas, acenaram vermelho-branco-e-preto com as bandeiras egípcias.

Multidão comemora no Egito renúncia do ditador Hosni Mubarak; veja imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário