Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Condenação por Falcatruas no Futebol

Por incrível que pareça, a justiça condenou um cartola do futebol por má gestão. O escolhido para esta novidade foi o ex-presidente do Guarani de Campinas, José Lourencetti, condenado em primeira instância a indenizar o clube em mais R$ 3 milhões por danos morais resultantes de sua administração, entre 1999 e 2006.
A sentença foi proferida no dia 17 pela juíza auxiliar Lissandra Reis Ceccon, da 6ª Vara Cívil de Campinas.
A ação foi requerida pelo próprio clube em dezembro de 2006, já na gestão do atual presidente, Leonel Almeida Martins de Oliveira.
O clube argumentou que foi lesado pelo cartola em 6 situações sendo que 4 foram acatadas pela justiça. Entre elas:
em 2006 a FIFA puniu o clube campineira com a perda de 3 pontos pela venda do jogador Wilson ao Sumsorpor, da Turquia. Já que o jogador nunca se apresentou ao clube turco, e a transferência foi paga, a FIFA foi acionada para ter o dinheiro de volta.
Além da multa, o Guarani teria o prazo de um mês para devolver o dinheiro aos turcos, o que não aconteceu. Sendo que o Guarani se não tivesse perdido os pontos não teria sido rebaixado a séria C, a juíza considerou a situação pelo menos negligente.
Outro caso é a contratação do técnico Toninho Cerezo, que foi classificado em estar além das possibilidades do clube, assim sendo o cartola deverá pagar o restante da dívida com o técnico.
Há também o caso Jonas, ele deixou a equipe em 2005, após conseguir na justiça a anulação do contrato - o atleta alega que assinou um documento em branco.
Na sentença a juíza determina o calculo de quanto o Guarani arrecadaria com a transferência do jogador para o Santos, que foi o que aconteceu, e que Lourencetti indenize o clube.

Ponto de Vista Eletrônico

Se essa moda pega, o que seria um grande passo para a moralização do futebol, faltariam juízes para tratar de tantos casos.
Afinal, quantos clubes estão na mesma situação, com cartolas que prometem tanto e na verdade buscam seus próprios interesses.
Falcatruas, desfalques,vendas ilícitas de jogadores, porcentagens enganosas eis as palavras mais usadas no futebol penta campeão.
Este processo pode sim ser o começo do fim da malandragem dos cartolas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário