Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Entra em operação no Rio - Caveirão do ar




A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, liberou para vôo, ontem, dia 04/02, o novo helicóptero totalmente blindado, que suporta até tiros de fuzil, comprado pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro e incorporado à frota da Polícia Militar. Conhecido como "caveirão do ar", o helicóptero chegou ao Grupamento Aeromarítmo (GAM) de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

A Polícia do Rio se prepara para ocupar o Morro de São Carlos e mais outras oito favelas da região do Estácio, Rio Comprido e Santa Teresa. Mais de 700 policiais entre militares, civis e federais vão iniciar a implantação de três novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A operação, que vai contar com o auxílio do "caveirão do ar", não tem data para acabar. Blindados devem ser usados para intimidar eventual confronto com traficantes.

O modelo Huey, da empresa americana Bell, é parecido com o utilizado atualmente pela Polícia Civil, mas sofreu algumas alterações a pedido da PM. O helicóptero - batizado de 'Caveirão do ar' - custou R$ 6,9 milhões e foi apresentado no Grupamento Aéreomarítimo da PM em Niterói, na Região Metropolitana do Estado.

Sua estreia pode ser numa das mais importantes operações policiais do Rio: a ocupação de nove favelas do Estácio, Catumbi Rio Comprido e Santa Teresa, domingo. Com capacidade para 15 pessoas, o 'caveirão do ar' irá apoiar ações com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e também poderá atuar em resgates, como os que a PM realizou mês passado na Região Serrana. Entre os apetrechos instalados na aeronave estão um guincho e gancho para transporte da tropa e de equipamentos. O aparelho foi pintado de Natu Green, uma tonalidade esverdeada à primeira vista, mas que se altera dependendo do ângulo. A cor é uma espécie de camuflagem que se adapta ao ambiente e torna difícil a identificação do veículo. Tal modificação foi pedida, para que a aeronave possa atuar em qualquer tipo de operação, evitando virar alvo de ataques. Outra novidade do helicóptero blindado são equipamentos que permitem operações noturnas. Quatro pilotos do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) receberam treinamento especial na fábrica do helicóptero, nos Estados Unidos, para comandar a máquina.

Ponto de vista eletrônico

A polícia do Rio está se equipando, disto ninguém pode ter dúvidas.

O que devemos refletir é: "será que realmente se equipando vencerá o tráfico?"

É, realmente creio que será difícil, isto porque, enquanto existirem clientes para este negócio ilícito e cruel que é tráfico de drogas, não será possível acabar com os fornecedores.

Outro fator importantíssimo é quem realmente "financia" esse crime por todo país, é uma máfia de colarinho branco, que sorrateiramente mantém, e cria leis que defendem os clientes, que atualmente chamamos de "usuários", que não podem ser presos, e não são considerados criminosos por financiar tal comércio ilegal, mas sim como vítimas.

Enquanto a polícia prende um bandido, a Justiça através de suas leis defasadas e brandas, é obrigada a soltar dois.

Parte dessa realidade é mostrada no filme mais assistido da história do cinema nacional - TROPA DE ELITE 2, porém a visão crítica de nossa imprensa e população não se mostra muito interessada em reverter tal quadro, um belo exemplo disso foi a ocupaçcão do morro do alemão, que foi amplamente divulgada, porém hoje não se fala que os traficantes voltaram a seus postos.

E assim vamos levando a vida !

Nenhum comentário:

Postar um comentário