Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Nova Era da Energia.



A energia eólica mundial cresceu 22,5% no ano passado, aumento que equivale a 35,8 GW (gigawatts), estimulada pelo desenvolvimento na China, onde foi instalada aproximadamente a metade das novas turbinas, informou o Conselho Internacional de Energia Eólica, este aumento eleva o número total global a 194,4 GW, em comparação aos 158,7 GW registrados no ano anterior.

O GWEC (Global Wind Energy Council), que reúne as empresas do setor em escala mundial, calcula que as turbinas instaladas em 2010 representam um investimento de 47,3 bilhões de euros, a União Européia e os Estados Unidos, até agora os principais promovedores desta tecnologia, se viram ultrapassados pela China, que em 2010 instalou energia eólica equivalente a 16,5 GW, quase a metade do total mundial.

"A China possui 42,3 GW de energia eólica e superou os EUA em termos de capacidade total instalada", indicou em comunicado a secretária-geral da associação chinesa de energia renovável, Li Junfeng, que assegurou que o país, que já se tornou o maior produtor mundial de instalações, está no caminho de alcançar os 200 GW em 2020.

Outras nações em desenvolvimento também aumentaram sua capacidade eólica, segundo o GWEC: Índia (2,1 GW em 2010), Brasil (326 MW), México (316 MW) e Egito, Marrocos e Tunísia (213 MW).

O secretário-geral da organização, Steve Sawyer, explica que esta tecnologia está se expandindo para além dos tradicionais mercados dos países ricos e afirmou que se espera que seu desenvolvimento continue não só na Ásia, mas também na América Latina, especialmente no Brasil e México, além do norte da África e na África Subsaariana.

Ponto de Vista Eletrônico

Olha as vantagens dessa tecnologia.

  • A energia eólica preserva recursos hidráulicos
  • A energia eólica é compatível com outros usos de terreno e pode servir como auxílio ao desenvolvimento econômico rural.
  • A energia eólica não produz emissões perigosas, ou resíduos sólidos tóxicos.
  • A energia eólica é completamente renovável, altamente fiável e muito eficiente.
  • A energia eólica é uma das fontes mais econômicas da nova geração de eletricidade em grande escala.
  • A energia eólica está a tornar-se ainda mais econômica na produção à medida que se atingem economias de escala e os preços de eletricidade aumentam.
  • A energia eólica é favorável ao emprego e criação de postos de trabalho.
  • A energia eólica apóia o crescimento econômico.
  • A energia eólica gera turismo a comunidades locais.
  • A energia eólica cria receitas alternativas a agricultores que arrendem a sua terra.
  • A energia eólica compensa as emissões de outras fontes de energia, assim reduzindo a nossa contribuição para as alterações climáticas globais.
  • A utilização de vento para produzir energia suficiente para mais de 200 casas (2, 000, 000 de quilowatt-hora) de eletricidade em vez queimar carvão deixará 900, 000 quilogramas de carvão na terra e reduzirá emissões de gás de estufa anuais em 2, 000 toneladas. Isto tem o mesmo impacto positivo que tirar 417 carros da estrada ou plantar 10, 000 árvores.

Um comentário:

  1. Essa energia já deveria ter muito mais adeptos mundo a fora, porem creio que não é vantajoso financeiramente para os "poderosos".

    Imagine como ficariam as grandes mineradoras de carvao mineral, e os pobres proprietarios de fazendas desapropriadas para represas e os proprietarios das construtoras... me responda se for capaz !!!

    ResponderExcluir