Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Manutenção de PCs: como limpar a fonte?

Confira dicas e um vídeo que mostra como limpar este componente vital para o seu computador.

A fonte é um componente indispensável para o seu computador. Dela sai a energia para todos os componentes. Com o tempo, é normal que ela acumule pó, e o excesso da sujeira pode comprometer seu funcionamento. As consequências podem ser bastante caras. Portanto, agora o Baixaki dá dicas de como fazer a limpeza da sua fonte.
Antes de partir para a “faxina”, caso seja do seu interesse, no Baixaki você encontra extenso material sobre esse componente, com textos como “Fontes: Você dá a devida importância à sua?” e “Mito ou Verdade: o computador consome muita energia e aumenta a conta de luz?”. Também já ensinamos, com vídeo, como trocar a fonte do seu computador.

Por que limpar


Uma fonte suja pode atrapalhar o fluxo de ar no gabinete. Consequentemente, o processo de resfriamento de componentes pode ser obstruído. Esse superaquecimento é bastante prejudicial, e pode danificar placas de maneira permanente.
A sujeira também pode afetar a alimentação da energia, que pode não ser suficiente para as placas e, consequentemente, travar o computador.

Quando limpar


Recomenda-se não demorar mais que três meses para fazer uma limpeza. Não há problemas se você optar por limpar a fonte com mais frequência. Barulhos vindos dela quase sempre são sinais de que está mais que na hora de fazer uma limpeza.

 


O que usar

  • Chave Philips;
  • Pano macio seco;
  • Pincel;
  • Lata de ar comprimido;
  • Óleo lubrificante (apenas em alguns casos).


Hora da limpeza


Recomendações


Desligue o computador. Se ele for utilizado por muito tempo, recomenda-se esperar de 40 minutos a uma hora para que os capacitores não tenham mais energia armazenada, o que evita choques. Esse tempo também é suficiente para que partes quentes possam se resfriar.
Faça a limpeza em um local amplo. Lembre-se de desligar a fonte caso ela tenha o interruptor, o que é bastante comum. Se o gabinete estiver empoeirado, é recomendável remover a sujeira antes de abri-lo, evitando assim que o pó entre na máquina.
Como sempre é recomendável ao lidar com componentes elétricos, descarregue a energia eletroestática de seu corpo. Há equipamentos específicos para isso, como pulseiras antiestáticas, mas você pode também simplesmente tocar as mãos em algum objeto de metal sem pintura por alguns segundos. Vamos a limpeza, acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário