Grandes idéias foram ouvidas durante o Informationweek500, incluindo foco renovado em inovações à importância de virtualização de dados. Após o recente evento Informationweek 500 são que a depressão econômica pode não ter passado completamente, mas as pessoas estão trabalhando como se tivesse passado, Os CIOs (Chefe de Tecnologia) é o nome de um cargo dado ao responsável da área de TI (Tecnologia de Informação)estão ansiosos, não só em manter seus negócios no jogo, mas em acirrar a competição com os concorrentes.
A explosão no uso de redes sociais, o surgimentos de novos dispositivos para acesso à web, com destaque para os tablets e para a popularização dos smartphones, além do avanço da computação em nuvem trazem desafios imensos para os gestores de TI (Tecnologia de Informação). Aliado a essas transformações, algo que não se aplica muito ao Brasil neste momento - que gera pressões sobre esses executivos que precisam, cada vez mais, apresentar o valor que seus departamentos possuem, sobretudo, no suporte ao aumento do faturamento.
De olho nessas mudanças, o Gartner ouviu milhares de CIOs para entender quais são as principais tendências tecnológicas para 2011, como mobilidade e tablets. O ranking é liderado por computação em nuvem que, apesar de preocupações com segurança e integração, traz benefícios imensos em reduções de custo e de complexidade. Para Carl Claunch, vice-presidente de pesquisa e analista emérito do Gartner, a receita será algo absolutamente crítico para os executivos de TI. "Até 2015, a receita será fator-chave predominante na compensação para a maioria dos novos CIOs."
Os executivos precisam pensar e responder questões como: o que terá maior impacto corporativo nos próximos três anos? Que tecnologia estará à frente das mudanças? Já existe algo em andamento ou planejado para os próximos dois anos para colocar a TI nesta área? E eles trabalham para encontrar essas respostas.
"Este é o início do planejamento para computação contextual. Será algo focado em interação do usuário."
Tendências tecnológicas para 2011
- Cloud computing
- Mobilidade e tablets
- Nova geração de análise
- Análise social
- Comunicação social e colaboração
- Vídeo
- Context aware computing (foco enriquecer interação homem/máquina)
- Computação ubiquitous (onipresente)
- Class memory
- Computadores e infra-estrutura fabric-based (capaz de suportar Cloud e virtualização
PONTO DE VISTA ELETRÔNICO
O Gartner observa que mobilidade e tablet, context-aware computing, computação ubiquitous e máquinas fabric-based passarão a figurar na lista somente agora, Embora a discussão em torno desses tópicos já existe já algum tempo.
Tablets substituem um a cada três PCs, computadores do tipo tablet irão diminuir as vendas de PC de forma mais rápida do que o esperado conforme analistas da instituição, fica entre 33% ou 35%. Ou seja: um a cada três e ameaçam a Microsoft.
Conforme o Goldman Sachs, a Microsoft e seus parceiros foram muito lentos em responder à criação de um similar ao ipad. "Esperamos que a maior parte destes dispositivos rodasse a arquitetura ARM tanto com o sistema operacional iOS quanto com o Android. Neste caso nossa expectativa aponta que será a primeira vez em três décadas que uma tecnologia diferente da Wintel se legitime na computação pessoal.
Maravilhas do século.
Nenhum comentário:
Postar um comentário