Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Serviço Eleitoral Chileno Permite Ver o Endereço de Quase Qualquer Chileno



Houve muita polêmica, quando se notou a facilidade com que as informações pessoais podem ser obtidas no site do Serviço Eleitoral (Servel). Simplesmente digitando o nome de uma pessoa ou RUT, pode-se obter o seu endereço.

Isso tem sido feito há algum tempo - na verdade, registros Servel são públicos - no entanto, como começou a operar o novo Ato de Registro Automático e Voto Voluntário , quase todos os maiores de idade estão agora registrados (13 milhões 300 mil aproximadamente), enquanto que anteriormente apenas uma parte.
"O problema é que digitando o RUT (número do RG) aparece listado o endereço de qualquer  pessoa", disse o advogado Peter Huichalaf. Embora isso não é punível por lei, eles poderiam recorrer da Servel apelando para a Lei de Protecção de Dados Pessoais. Talvez a solução seria a de restringir algum tipo de acesso, "para não dar acesso ilimitado, mas que requerem os dados devem ir para Servel", diz Huichalaf.
As informações contidas no serviço da web é o nome, RUT, onde a pessoa deve votar na próxima eleição, e sede social (não necessariamente atualizado, porque é a pessoa que dá aviso de mudança).

Atualização: Zerial relata que há um problema de segurança no site, onde facilmente é possível baixar o banco de dados inteiro. O sistema não usa CAPTCHA para reconhecer os seres humanos e é vulnerável a Cross-Site Request Forgery (CSRF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário