Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sc@ut: Um software Para Integrar Crianças Autistas e Com Síndrome de Down



Sc@ut é um programa de apoio à educação disponível para todos. Pode ser usado no Nintendo DS, PC, computadores de mão (PDAs), laptops ... Sua missão é clara: Ajudar as crianças com autismo ou síndrome de Down a se comunicar e se integrar com os que estão a seu entorno.

Ele foi desenvolvido pela Universidade de Granada, com a idéia de criar um sistema de comunicação que fosse fácil de aprender e intuitiva para ajudar pais e professores a ensinar e monitorar o desempenho do aluno.

Assim, um de seus objetivos, por exemplo, é ajudar as crianças com autismo a tentar superar o seu isolamento através de pictogramas simples correspondentes aos gestos e palavras que podem ser usadas ​​para se comunicar. Isso evita a ansiedade e frustração que sentem quando não conseguimos entende-los.

Quem mais se benefícia com Sc@ut? O programa é projetado para pessoas com síndrome de Down ou paralisia cerebral, e em geral para qualquer pessoa com dificuldades de comunicação ou deficiências intelectuais, por isso é também um bom suporte para os adultos que sofreram ou estão sofrendo de alguma doença que a torna incapaz de falar, por exemplo.

Sc@ut é um software livre, assim qualquer pessoa interessada pode modifica-lo, estuda-lo e redistribui-lo. No seu site, bem como links para download, é possível ensinar os pais e professores através de um manual de como usar este software.

Seus criadores acreditam que ainda há muito que melhorar, mas se erforçam para fornecer um sistema de comunicação aumentativa e alternativa, a fim de torná-lo uma plataforma mais flexível e fácil de personalizar conforme o caso. Eles também tentam que seja um software que professores e alunos possam levar consigo em dispositivos portáteis para ter à mão em qualquer situação como uma ferramenta de comunicação.

Como podemos ajudar esse projeto nós que não somos programadores? Recomendando Sc@ut para quem precisa e estudando como ele funciona. Desta forma colaborando dando idéias de como melhorar o software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário