Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fórmula 1 Completa 40 Anos Mas Com Renovação à Vista



Por Alessandro Dolacius

No ano que completa seus 40 anos de história a Fórmula 1 parece querer fazer valer aquele ditado que a vida começa aos quarenta. Há muito envolta por brigas entre escuderias, denúncias de acerto entre pilotos e decadência de prestígio junto aos fãs do automobilismo, nesta temporada as corridas estão repletas de emoções.

Há muito que as equipes milionárias dominam as temporadas, o que faz os fãs pensarem que a cada ano será sempre a mesma coisa. As equipes de ponta disparam no campeonato com seus talentosos pilotos e carros com tecnologia futurista e a disputa mais interessante é para ver quem será o vice-campeão. Nesse ano a história parece querer mudar.

No 1º Grand Prêmio do ano, ocorrido na Austrália, o que todos tediosamente esperavam é que a última campeã, Red Bull Racer, do piloto Sebatian Vettel, continuasse sua supremacia. Palpite quase certeiro. Na primeira corrida do ano, Vettel foi superado por Jenson Button da McLaren, tendo o inglês Lewis Hamilton, também da McLaren, completando o pódio em terceiro lugar.

Na etapa seguinte, mudanças a vista. O Grande Prêmio da Malásia teve como vencedor, após uma corrida com grandes emoções, o piloto ferrarista Fernando Alonso. No pódio surpresas, como a segunda e melhor colocação na carreira para o mexicano Sergio Perez da modesta equipe Sauber. Novamente subindo ao pódio Lewis Hamilton que colocou a McLaren mais uma vez entre as primeiras colocações. O atual campeão Sebastian Vettel teve problemas de acertos em seu carro, amargando a 11ª colocação.

No GP da China mais uma amostra de que nessa temporada a Fórmula 1 promete emoções e grandes surpresas. Nos treinos classificatórios pole position para Nico Rosberg da equipe Mercedez. Após mais de 100 corridas na carreira o alemão conseguiu ser o primeiro colocado nos treinos. Não deixando escapar a oportunidade que há muito esperava o piloto da Mercedez fez uma corrida bem equilibrada, chegando à sua primeira vitória na carreira. O restante do pódio foi dominado pela McLaren, com Jenson Button em segundo e Lewis Hamilton como terceiro colocado. 

O que não agrada muito na disputa desse ano é o desempenho dos pilotos brasileiros nas três primeiras corridas. Felipe Massa, a grande esperança tupiniquim, sofre com resultados ruins nesse início de temporada. Na primeira corrida não completou a prova, obtendo a 15ª colocação na Malásia e 13ª no GP da China. A fanática torcida ferrarista está descontente com o piloto brasileiro, e conversas dos bastidores dizem que caso a situação não melhore Massa corre o risco de ter seu contrato encerrado antes do combinado.

É cedo ainda, porém as esperanças brasileiras parecem estar em Bruno Senna da Williams. Não conseguindo completar o primeiro Grande Prêmio do ano, nas corridas seguintes o brasileiro alcançou colocações expressivas para as condições da equipe, pontuando nas duas provas seguintes, chegando na 6ª colocação na Malásia e na 7ª na corrida realizada na China. Bruno Senna atualmente possui 14 pontos no campeonato, estando na 9ª colocação, o líder é Lewis Hamilton com 45 pontos.

Excetuando a evolução da equipe McLaren, e o talento de Vettel à frente da RBR, outras equipes até então à sombra do automobilismo mostraram que podem fazer frente às grandes escuderias. Promessa de um campeonato cheio de emoções, veremos no GP de Bahrein, a ser realizado no próximo sábado, dia 20/04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário