Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Corinthians 2012 é Melhor do Que os Anteriores ?


Por Alessandro Dolacius

Antes de iniciarmos esta matéria cabe um esclarecimento: as opiniões aqui expostas não são uma resposta à coluna anteriormente publicada no blog, intitulada “Dá Para se Animar Com o Timão na Libertadores Esse Ano?”, mas somente realizar uma espécie de contraponto, pois logo após a publicação da coluna no blog diversos leitores entraram em contato conosco, apresentando algumas opiniões divergentes da lançada na coluna, vamos a elas.


O que foi muito citado pelos leitores é a afirmação de que o atual time do Corinthians é “um pouco melhor” do que aqueles que anteriormente disputaram a Copa Libertadores da América. Porém, será que podemos realmente sustentar uma afirmação como essa? Vejamos:


Começamos pela disputa do ano de 2006, na qual o Corinthians contou com um de seus melhores elencos. Tendo conquistado o título de Campeão Brasileiro de 2005 a equipe investiu em contratações e manteve a base vitoriosa, chegando à disputa com craques como Tevez e Nilmar, além de Roger, Carlos Alberto, Ricardinho, entre outros. Essa super-equipe do Parque São Jorge sofreu somente uma derrota na 1ª fase do torneio (Tigres 2 x 0 Corinthians), sendo eliminada pelo River Plate em pleno Pacaembu, por 3 x 1.


Em 2010 o elenco corinthiano era um dos melhores da competição, tendo entre os jogadores Ronaldo, Roberto Carlos, Edu, Tcheco, Danilo, Iarley, entre outras feras, além de um técnico que à época era um dos melhores do continente: Mano Menezes. A primeira fase desse time naquele ano foi invicta, com cinco vitórias e um empate, enfrentando equipes de tradição no futebol, como Cerro Porteño (Paraguai) e Racing (Argentina). O problema foi que nas oitavas cruzou com o time do Flamengo, de Adriano e Vagner Love, que com um gol desse tirou o Corinthians da disputa prematuramente.


Na última edição do torneio tivemos um dos maiores acasos do futebol mundial. Muitos daqueles que não simpatizam com a agremiação corinthiana colocam a derrota na chamada Pré-Libertadores como um desastre. Não entendemos assim. Se tivéssemos mais dez partidas provavelmente o Corinthians ganharia por volta de nove delas, mas o futebol é assim mesmo, imprevisível, o que o torna tão apaixonante. 


O time daquele ano ainda contato com o fenômeno Ronaldo, que mesmo acima do peso estava jogando um futebol envolvente, além de jogadores como Jorge Henrique, Chicão, Ralf e Dentinho, todos em boa fase, porém foi eliminado pelo desconhecido time colombiano Tolima, que se classificou para a fase de grupos, sendo eliminado logo em seguida no torneio.


Voltamos ao questionamento inicial: será o atual time do Corinthians melhor do que os anteriores? Os leitores desse blog entendem que em relação a nomes possivelmente não seja. Porém, o atual elenco se classificou até então sem sofrer nenhuma derrota no torneio, único caso entre os times brasileiros. Possui um conjunto entrosado, com jogadores que obedecem e seguem a risca o esquema tático colocado pelo técnico e que tem grandes chances de disputar a final do torneio.


Concordamos que não importa termos uma equipe recheada de craques, porém sem um elenco competitivo. O que dirigentes e jogadores querem, e a torcida do Corinthians deseja como nenhuma outra é a taça do torneio. Se o timão continuar ganhando de 1 x 0 e seguir sempre assim, que seja! Teremos mais um time brasileiro entre a galeria de campeões do mais importante campeonato do nosso continente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário