Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mensagem de Texto Avisa Quando Vacas Estão no Ciclo Reprodutivo



Sem brincadeira. Isso envolve a aplicação de tecnologia de ponta para a produtividade bovina. É um projeto apoiado pelo governo britânico e desenvolvido por pesquisadores escoceses: Usando mensagens de texto para celular assim transmitir aos proprietários o estado em que as vacas se encontram.

Em que os pecuaristas serão ajudados especificamente com isso? A vida íntima da vaca, nem mais nem menos. Com este sistema se pode detectar quando é hora de inseminar. Saber a hora exata é importante para uma reprodução bem sucedida e a quantidade de leite fornecida pela vaca. As razões:  Econômica, claro.

Bem, os animais enviam os SMS para celulares de seus proprietários. Como isso é feito? Por meio de colares que incorporam a mesma tecnologia do Wii: Um acelerômetro usado para detectar o movimento de nossas mãos quando jogamos com consoles. Exceto que em vez de o movimento da mão, o que detecta o acelerômetro, neste caso, é o movimento da cabeça dos animais.

Na verdade o que os pecuaristas precisam saber é quando a vaca atinge a temperatura do corpo que indica a hora de inseminar. Mas vigiar o seu comportamento é mais fácil do que medir a temperatura do animal. Com este sistema, mapeia-se a posição da cabeça em 3D.

Já que cada vaca tem suas "manias" e seu comportamento peculiar, a primeira coisa feita pelo programa - também incluído no colar, é registrar os movimentos normais que fizeram em resposta durante os primeiros três dias após estar usando o colar. Desta forma, tem material para comparar e saber quando a vaca faz algo fora do comum. Se isso acontecer, a informação viaja por uma rede sem fio para um computador em Glasgow (Escócia).

Enquanto isso, os pecuaristas se conectam a qualquer momento a partir de seus computadores ou de seus telefones, para ver os dados e controlar os seus animais, não importa onde eles estejam.

O que o futuro trará? Bem agora que sabemos quando a vaca está pronta para ser inseminada, o seguinte será saber se está doente ou em trabalho de parto. Atualmente, existem cerca de 100 fazendas no Reino Unido e na Alemanha com  vacas usando estes colares.

Para verificar que não importa onde o gado está e que o sistema funciona, os pesquisadores já testaram em vacas na China, Irlanda e Nova Zelândia obtendo o mesmo resultado. Eles acreditam que esta tecnologia vai se espalhar por todo o mundo, especialmente em países como o Brasil, com muitas cabeças de gado.

Até agora, está disponível apenas para  vacas; não há estudos pensando em colocar o colar em outro animal ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário