Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Três Principais Riscos do Compartilhamento de Arquivos Online


Provavelmente você não está fazendo o download de aplicativos e MP3s pirateados de uma rede ponto a ponto clandestina. Mas e os outros membros da sua família ou os amigos "nerds" de seus filhos? Esses sites de compartilhamento de arquivos estão mais sujeitos a problemas sérios de segurança; portanto, entenda os riscos e aprenda a identificar os sinais de que algo está errado.



O que são os riscos à segurança?
Existem três riscos principais associados ao compartilhamento de arquivos de ponto a ponto (sem mencionar o risco de ser pego pela indústria musical por ter feito o download ilegal de milhões de músicas no seu disco rígido): ataques online, vírus e ataques de autoajuda.

1) Vírus e worms perigosos
o vírus é o resultado mais óbvio (e mais destrutivo) do compartilhamento de arquivos em ambientes não confiáveis. As redes de sites ponto a ponto permitem que arquivos sejam transferidos entre milhões de computadores pertencentes a, e operados por, estranhos, que nem sempre possuem os mais rigorosos softwares de segurança antivírus instalados. O resultado? Vírus e worms maliciosos podem ser executados e se propagar como um fogo fora de controle de um computador para outro.

2) Ataques online
Você não está somente compartilhando arquivos quando entra em um site de ponto a ponto, você está compartilhando também o local do seu computador, ou seja, seu endereço IP. Isso o preocupa? O pior ainda está por vir. Os agressores online podem obter acesso a esses milhões de endereços IP, inclusive o seu, e tê-los como alvo na tentativa de obter acesso.

3) Ataques de autoajuda
Esse risco à segurança, novo e único, é originado do compartilhamento ilegal de informações dos proprietários de copyright em redes ponto a ponto. O compartilhamento de cópias falsas de trabalhos com copyright em sites de compartilhamento de arquivos, feito pelos proprietários do copyright na tentativa de capturar aqueles que fazem o download ilegal de informações com copyright, é uma prática totalmente ilegal. Se você fizer o download e armazenar um desses arquivos, poderá abrir seu computador e sua identidade para que sejam acessados pelo criador do arquivo. E qual é o problema? Os criadores desses arquivos podem não ser apenas proprietários de informações furiosos. Eles podem ser alguém com a intenção de causar danos, roubar informações e várias outras ações indesejáveis que podem acompanhar o acesso não autorizado ao seu computador.

Como posso me proteger?
Nossa primeira recomendação é que você se mantenha longe das redes ponto a ponto, ou pelo menos que compartilhe arquivos somente com as pessoas que você conhece e nas quais confia. E garanta que todos os usuários do seu computador façam o mesmo! Sabemos que isso nem sempre é possível; portanto, instale um programa antivírus, como o Norton Internet Security, no seu computador. Isso é uma necessidade básica no mundo do compartilhamento de arquivos, onde tudo o que vem tem volta.                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário