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sábado, 14 de abril de 2012

Walmart, Caterpillar, Microsoft, Cemex e Mc Donalds Capacitarão um Milhão de Jovens na America Latina


Uma parceria pioneira entre as grandes empresas e setor público ampliará modelos eficazes de formação profissional e colocação de emprego, beneficiando um milhão de jovens na América Latina e no Caribe durante a próxima década.


O Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento e a International Youth Foundation (Fundação Internacional da Juventude - IYF) anunciou na sexta-feira junto com cinco dos maiores empregadores da região, Walmart, Caterpillar, Microsoft, Cemex e Golden Arches (operador McDonald) para realizar o lançamento de uma aliança chamada NEO (Novos Empregos e Oportunidades). Juntas, essas cinco empresas empregam mais de meio milhão de pessoas na região. O Setor Social do BID desempenhará um papel-chave nas instituições governamentais adicionados à aliança.

NEO visa melhorar o acesso ao emprego para jovens de famílias de baixa renda, reunindo com esse fim  instituições públicas e privadas e da sociedade civil de prestação de serviços em grande escala formação profissional e colocação de alto impacto, adaptada às exigências mercado.
Através desta iniciativa ambiciosa, o setor privado desempenhará um papel de liderança, ajudando os governos a desenvolver estratégias para lidar com o desemprego dos jovens.
"Através dos NEO iniciativa, empresas, governos e instituições de desenvolvimento vão trabalhar juntos para resolver dois dos problemas mais urgentes da nossa região o desemprego dos jovens, e a demanda não satisfeita por trabalhadores qualificados", disse o presidente do BID Luis Alberto Moreno, em uma conferência de imprensa organizada por ocasião da Cúpula das Américas. "Este anúncio é apenas o começo. Convidamos os governos e outras empresas e organizações para se juntar NEO e nos ajudar a influenciar positivamente as vidas de centenas de milhares de jovens. "
Na América Latina existem cerca de 32 milhões de jovens (um em cada cinco entre 15 e 29 anos de idade) que não trabalham nem estudam. Este grupo está cada vez mais excluídos da economia formal e em risco de se envolver em atividades de risco, tais como gangues. Da mesma forma, uma pesquisa realizada no ano passado pela consultoria de empregos Manpower, que cobriu 40.000 empresas na América Latina e no Caribe, descobriu que metade das empresas tem dificuldades na região em encontrar funcionários qualificados.

NEO irá abordar esses dois problemas lançando programas de formação profissional em larga escala, que forneçam aos jovens habilidades e competências para a vida em sociedade, ajudando-os a obter um retorno satisfatório para o mercado de trabalho. A capacitação será adaptada às necessidades dos empregadores da região e irá incluir estágios e colocação profissional, que mediará o contato entre os jovens e as empresas. Metade ou mais dos participantes participantes é formado por jovens mulheres.

Os sócios fundadores da NEO se comprometeram com um investimento inicial de US $ 37 milhões em dinheiro e em espécie para financiar programas de capacitação, estágios e colocação. O projeto inclui cerca de 1.000 empresas com presença na região, de empresas multinacionais a empresas locais e regionais.
Para atingir a escala necessária para este desafio exigirá a participação de governos comprometidos com programas de formação para jovens com bons resultados em termos de colocação profissional. NEO trabalhará com os governos em toda a região para expandir os programas baseados nas melhores experiências.
"As empresas visionárias, que se juntam como membros fundadores da NEO estão dispostos a investir na juventude, não só para atender suas necessidades de trabalho, mas também para o futuro da economia regional. Eles estão empenhados em formar jovens para lidar com empregos do século XXI ", disse o gerente geral da MIF, Nancy Lee.

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