Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Uniformes Militares Feitos Com Tecido Capaz de Conduzir Energia



Já faz algum tempo que a Grã-Bretanha quer melhorar os uniformes de seus soldados: Nós falamos aqui de um projeto para equipar seus trajes militares que são recarregados com energia solar, e agora a ideia é usar e-têxteis ou tecidos inteligentes, que têm uma unidade de alimentação central, ou seja, os caras do exército iria carregar apenas uma bateria para ligar todo o seu equipamento.

É que um dos problemas dos soldados é sobrecarregado com todas as baterias e cabos que normalmente devem usar: Assim se tornam fardos pesados, mais dificuldade para se mover, e perdem a eficácia no campo de batalha. Assim, uma empresa da United Reunião, Têxteis Inteligentes, está fabricando um uniforme para os soldados britânicos feito com este tecido "inteligente" com a intenção de fazer trajes mais leves.

Asha Thompson, diretor da empresa, aponta as vantagens de tecidos inteligentes desenvolvidos pela empresa, são feitos com fios que transmitem dados e energia, de modo que, se quebrado ou rasgado pode ainda continuar a funcionar, ao contrário do cabos tradicionais. Outra vantagem destes tecidos especiais.

Além disso não só servem para fazer os uniformes: Eles estão usando os tecidos inteligentes em coletes, camisas, mochilas, luvas, capacetes e até mesmo na capa das armas.Será que vão por esse tecido no gatilho de armas? Daí teremos armas sensíveis ao tato em vez de automáticas.

Bem, talvez em um futuro próximo, porque a verdade é que atualmente estão tentando desenvolver um teclado de tecido para uso como um laptop que se adapta ao uniforme. Mãe!

Apesar de começar a introduzir estes uniformes no fim deste ano, acreditam que o uniforme estará disponível para os soldados entre 2014 e 2015.

Finalmente, só podemos aguardar os resultados do investimento desta investigação militar, e venham a beneficiar a todos nós, como aconteceu com o GPS, por exemplo.

Como você acha que podemos tirar proveito de e-têxteis em nossas vidas diárias? Em alguns sites vimos uma camisa que pode monitorar os sinais vitais de pessoas com problemas cardíacos. Investigamos também o uso do e-têxtil no interior de veículos para coisas como download e upload de música ou ligar o ar condicionado ao tocar a tela com os dedos.

E no futuro quem sabe! Talvez seja possível recarregar celulares, tablet ou notebook com a energia de nossas roupas. Será tão útil e comum esse tecido que acaberemos vendo este tecido nas passarelas? Com o tempo ... Mas fica a pergunta: Seu uso será bom para o corpo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário