Pesquisar este blog

sábado, 14 de abril de 2012

10 Lugares Que o Homem Ocupou, Destruiu e Logo Abandonou


O que você verá abaixo é uma verdadeira "catástrofe" uma vez que esta é uma lista dos maiores desastres feitos pelo homem. Isso mostra que nós entendemos muitas vezes que o lugar onde se vive é descartável, como se fosse um recipiente de plástico, sem valor, e não tem chance de ser reparado.


Vergonha dividida em 10 casos horrendos.


Esta cidade tem o  nome do rio que a atravessa e está localizada ao norte da Ucrânia na região de Kiev. Ela é conhecida por ser a mais afetada pelo acidente nuclear de Chernobyl em 26 de Abril de 1986. Três dias depois, todo mundo foi evacuado pelo exército russo e o gado e animais domésticos foram todos abatidos. O impacto foi 500 vezes maior do que a bomba atômica lançada em Hiroshima pelos americanos.


Uma mina de carvão em brasa na parte sudeste de Centralia desde 1962, a 1600 metros de profundidade. O monóxido de carbono emitido foi esvaziando a cidade. No Censo 2010, existiam apenas 10 habitantes. A mina possui uma área de 13 quilômetros e carvão suficiente para queimar por 250 anos. A Rodovia Estadual  61 também teve que ser fechada em 1990, quando apareceram rachaduras enormes que impossibilitaram o tráfico.


Estes 33 atóis e uma ilha vulcânica, está localizada no nordeste da Austrália. Este é o lugar onde o mar tem subido a níveis que tornam a vida normal impossível lá. É por isso que tem se considerado a possibilidade de "mudar de país." Em 1989 a ONU provou que Quiribati será um dos primeiros países a desaparecer por causa da elevação do mar devido ao aquecimento global. Até 2015 espera-se o colapso total do Quiribati.


Aqui aconteceu o maior desastre ambiental do continente. Aqui era uma mina de amianto, que empregava os trabalhadores que também viviam com suas famílias nas proximidades. Em 1966, foi despejada dada aos efeitos letais do amianto azul a uma dose de 1.000 vezes maior do que o permitido legalmente, envenenou a    todos deixando uma onda de câncer e mortalidade.


As minas de zinco desolaram a cidade, que só em 2009 foi completamente desalojada porque um terço das crianças apresentaram níveis de chumbo no sangue superiores ao normal, sendo altamente perigoso para a sua saúde (provoca danos neurológicos).


O desaparecimento de um dos maiores mares do mundo, apenas 40 anos atrás, é um dos maiores desastres ambientais do mundos. Foi produzido pelas obras de redirecionamento nos afluentes do Amu Darya e Syr Darya, para irrigar as lavouras de algodão.
A seca causou a mudança climática, além da extinção de toda a atividade agrícola e pecuária.


Um milhão de pessoas já foram expulsas de belos vales que foram inundados para obter energia hidráulica através desta mega barragem. A maior construída até agora, e que se inspira em projetos como Belo Monte na Amazônia brasileira, ou HidroAysén, na Patagônia Chilena.


Super exploração pesqueira, e certamente também humana. Acabaram com tudo e foram embora. Simples assim. O mar devastado, e uma cidade fantasma, como um vestígio de um negócio bem sucedido em termos econômicos.

Arsênico, chumbo, cobre e zinco, permanecem indeléveis nas memórias dessa terra, que está absolutamente poluída, o rio, onde os peixes morrem pelo mesmo motivo. Isto por causa da exploração de uma mina de chumbo e de zinco.


A usina nuclear Daiichi em Fukishima, após o terremoto no Japão em 11 de março de 2011, provocou uma fissão nuclear maior que a de Chernobyl, de modo que ninguém pode viver a menos de 48 quilômetros de distância ao redor. O pior é que os danos à vida marinha do Oceano Pacífico é muito grave, pois estima-se que entre 21 de Março e 30 de Abril, a fábrica lançou cerca de 15.000 terabecquerels de césio e iodo radioativo.

Ponto de Vista Eletrônico

Que lugares gostaria de acrescentar a esta lista?

Sabemos que esse tipo de atividade é o ganha pão de muitos, a única forma de ganhar a vida, mas infelizmente é também o modo de perde-la.

Aparentemente há uma total unanimidade em torno da necessidade de defendermos a pátria comum de todos os homens. O problema é que caminhamos alegremente para a agonia do planeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário