Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Guerra Das Torcidas já Mataram 155 Torcedores


Levantamento exclusivo do LANCENET! revela número de vítimas da guerra ligada ao futebol no país desde out/1988



A guerra entre facções organizadas não é um problema de São Paulo, palco da morte de dois palmeirenses na semana passada. Nem de Goiânia, capital onde faleceu um torcedor esmeraldino no último sábado. E também não é recente. É uma questão nacional, antiga e que já soma nada menos do que 155 mortes em todo Brasil.

É isso que mostra o levantamento exclusivo do LANCENET!, feito por meio de um acompanhamento de jornais de várias partes do país durante alguns anos. Da primeira morte de grande repercussão e impacto (Cleo, palmeirense, em 1988) até o assassinato de Diego Rodrigo, no último fim de semana, mais de uma centena de famílias já choraram a perda de seus filhos, irmãos, pais, sobrinhos, netos ou parentes. Um número que parece exagerado para quem é exposto apenas ao noticiário de Rio e São Paulo, mas compatível à selvageria que ocorre em todas as regiões.

Sergipe, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Fortaleza... não importa. A violência está espalhada pelo Brasil, não escolhe cor dos clubes, sotaque das pessoas, costumes de cada local nem tamanho da rivalidade. Acobertados pela impunidade, que faz com que poucos sejam presos, assassinos em busca de poder, vingança ou mais território tiram vidas sem qualquer freio.

O pior é que, como mostra o levantamento do LNET!, os jovens compõem a principal faixa etária dessas mortes, que são causadas normalmente devido à facilidade de execução e dificuldade de averiguação pela polícia.

Não por acaso, uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela empresa Stochos Sports & Entertainment, especializada em marketing esportivo, revelou que 83% das pessoas acreditam que as facções organizadas são responsáveis pela diminuição de público nos estádios.

Após 155 mortes nos últimos 24 anos, dá para contestar isso?

O COMEÇO E O FIM (?) DO DRAMA

A primeira

17 de outubro de 1988

O palmeirense Cléo Sostenes, que foi um dos presidentes da Mancha Verde, foi morto a tiros, supostamente por corintianos. É tido como primeiro caso de morte ligada ao futebol no Brasil. Cléo virou uma espécie de símbolo para os membros da torcida. Seu rosto é pintado em bandeiras e paredes.

A última?

31 de março de 2012

Após 154 torcedores morrerem na guerra de facções pelo Brasil, foi a vez da família de Diego Rodrigo Costa de Jesus, de 23 anos, chorar. No último sábado, o jovem torcedor do Goiás morreu ao ser baleado por torcedores do rival Vila Nova, em Goiânia.

Bahia quer Ba-Vi com torcida única

Preocupado com as recentes mortes e brigas entre facções organizadas, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, defendeu ontem, no site do clube, que haja torcida única em uma possível semifinal ou final do Campeonato Baiano. A diretoria tricolor já havia manifestado essa posição em 2009, mas o próprio cartola reconheceu agora que essa medida pode não resolver o problema. Segundo a nota, o objetivo é preservar a integridade física dos torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário