Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ecossistema Dos Polos em Perigo



Os cientistas de universidades e centros de pesquisa em Espanha, Alemanha, Nova Zelândia e Reino Unido realizaram um estudo que prevê que  nesse ritmo, a mudança do clima alterará os ecossistemas polares.

Para chegar a essa conclusão foi conduzido um experimento com amostras da Ilha Livingston, na Antártida e em outras áreas do Ártico. As amostras foram mantidas em temperaturas diferentes, baseadas em temperaturas atuais dos polos Sul e Norte e que estão previstos para estas áreas no futuro.

A experiência revelou que grandes alterações ocorreram nos tapetes biológicos formados por camadas múltiplas de microorganismos, ou vida microbiana dos pólos:vírus, tardígrados, bactérias, protozoários, fungos e vermes nematóides. A mudança ocorre, em parte, por causa do aumento do grampo cianobactérias dos microorganismos.
"Um dos resultados mais surpreendentes da pesquisa foi a descoberta de que, nas temperaturas esperadas nos pólos, as cianobactérias dominam os tapetes microbianos e começam a produzir toxinas, incluindo microcistinas, que podem ter uma grande influência sobre o resto do tapete de organismos ", disse um dos autores do documento, o médico da Universidade Autônoma de Madri, Antonio Quezada.
Deve notar-se que o fenómeno iria produzir uma mudança no domínio das espécies, o que significaria na extinção dos outros, algo que não é muito positivo para biodiversidade e a manutenção do ecossistema polar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário