Os serviços de cobrança buscam alternativas para enviar lembretes de pagamento para os devedores que utilizam redes sociais. Este fenômeno começou a ocorrer recentemente no Facebook desde que o Departamento de Cobrança da Fovissste enviou mensagens diretas para aqueles que têm em sua lista de amigos algum devedor, assim alertando para que entre em contato com um representante para resolver um problema com a sua divida.
O terrível é que apesar de não ser um parente ou amigo do devedor, o empregado do serviço de cobrança insiste em informações já que por algum motivo a pessoa está " na sua lista de amigos." Isto foi confirmado por um representante do instituto e que vêem as redes sociais como um "meio de localização." Não consideram um ato de assédio já que "não se usam palavras obscenas."
Além disso, não há regulamento ou artigo que impeça o lembrete de pagamento enviado para o proprietário ou conhecido através do Facebook. E como o cobrador conduz sua investigação, quando se trata de um terceiro e reitera não conhece-lo ou nega, não podemos fazer nada e você não será afetado.
Esta poderia ser uma faca de dois gumes, pois poderia ser um método eficaz para localizar e contatar alguém que não pagou por algum motivo e não atendam o telefone por meses. Por outro lado, isso afetaria as pessoas pelo simples fato de ter contato com um homônimo, que sofre a provação do departamento de cobrança.
Isso poderia resultar em problemas muito maiores como aconteceu via telefone, terminando em um processo ou reclamação ao Facebook por assedio.
Devem as agências de cobrança usar redes sociais para localizar o devedor?
Deixe seu comentário e sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário