O relatório sobre tecnologia da informação e da comunicação (TIC), coloca a Venezuela no post 107, Haiti é o último colocado no degrau no 142.
O distancia digital entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento da América Latina persiste e a brecha é "óbvio", de acordo com o último relatório sobre tecnologia da informação e comunicação (TIC), que lançou em Nova York, o Fórum Econômico Mundial ( FEM).
"Na última década, os países em desenvolvimento têm feito grandes esforços para tentar reduzir esta lacuna, mas o que vemos com a nossa publicação deste ano é que ainda existe", disse à Efe um dos autores do documento, o Benat Bilbao-espanhol Osorio.
Segundo o especialista, esta lacuna continua não só em termos de infra-estrutura de TIC, mas também o impacto que estes podem ter na melhoria da competitividade e social nos países que são implementadas.
O relatório inclui um ranking anual do uso das TIC para promover o crescimento económico e a competitividade em um total de 142 países desenvolvidos e em desenvolvimento, em 2012, levando vantagem principalmente os países nórdicos.
Em particular, a Suécia é o topo dessa lista, porque seu desempenho é "excelente em todos os aspectos" tanto em termos de utilização das TIC em pessoal e corporativa e de conteúdo digital e infra-estrutura.
Em segundo lugar está situado Singapura, enquanto a lista dos top 10 é completada pela Finlândia, Dinamarca, Suíça, Holanda, Noruega, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Nenhum dos países da América Latina e do Caribe que estão incluídos na lista consegue estar no top 30, que é principalmente devido à falta de infra-estrutura e acesso à banda larga ou a falta de formação de uma grande parte da população a fazer uso das TIC.
"Na América Latina fica em termos de TIC é bastante evidente, tanto na penetração e no partido que pode tirar", disse Bilbao-Osorio.
- Barbados é colocado no número 35,
- seguido por Porto Rico (36),
- Chile (39),
- Uruguai (44),
- Panamá (57),
- Costa Rica (58),
- Brasil (65),
- Colômbia (73),
- Jamaica ( 74),
- México (76),
- República Dominicana (87),
- Guiana (90),
- Argentina (92),
- Equador (96),
- Guatemala (98),
- Honduras (99).
A partir da posição 100 são El Salvador (103), Peru (106), Venezuela (107), Paraguai (111), Bolívia (127), Nicarágua (131) e Haiti em último lugar no ranking dos 142.
O relatório também destaca o atraso registrado no chamado Bric TIC, apesar de seu forte crescimento económico, como o Brasil foi classificado como a 65, Rússia 56, Índia e China em 69 em 51 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário