Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

Petrobras Prevê Crise na America Latina Por Desinvestimentos na Região



A estatal brasileira Petrobras prevê atrito com outros países da América Latina por causa de seu plano agressivo de desinvestimento, disse segunda-feira um assessor da  presidência.

A Petrobras anunciou desinvestimentos realizados ao longo US$ 13 bilhões entre 2011 e 2015 para se concentrar na exploração de seus vastos depósitos do pré-sal no Brasil.
"Isso tem um impacto direto sobre nossos vizinhos. Vejo isso como uma fonte de não graves conflitos, mas trabalhosos e delicados ", disse André Ghirardi, assessor do presidente da Petrobras, durante uma conferência no Rio de Janeiro.
O aviso vem depois que na província de Neuquén, Argentina, revogou em abril uma concessão da Petrobras por falta de investimento.

O argumento de falta de investimento foi usada em abril pela presidente da Argentina, Cristina Fernandez, para expropriar 51% da companhia petrolífera YPF, uma unidade espanhola Repsol.

Ghirardi afirmou que em países como Argentina, Bolívia e Peru há grandes expectativas sobre o potencial de investimento da Petrobras.
"Há uma falsa impressão de que a Petrobras tem excesso de recursos para implementar nesses países. A realidade é outra. Gerenciar o fluxo de caixa é um ato de equilíbrio ", disse ele.

"Precisamos concentrar os recursos no Brasil e não faz falta ir a qualquer lugar buscar  petróleo para abastecer o mercado brasileiro", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário