Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

8 Fotos de Animais Que no Futuro Talvez Nunca Mais Vejamos


Poucas vezes, notamos que "amigos de bairro podem desaparecer" (The Dinosaurs de Charly Garcia). A morte é um fenômeno natural muito complexo e pouco compreendido. Ainda mais complexo é, então, compreender que há mortes que são estendidas para toda uma espécie, que desaparecem e a principal razão é a exploração humana de seu habitat, e, claro, deles mesmos. Existem fatores que se relacionam com seus predadores naturais, mas neste caso é mais fácil  resgatá-los da extinção.

Esta seqüência de fotos mostra oito animais que estão nesse caso, determinados por quem acreditamos ter o poder de seu domínio:

1. Leão Marinho das Ilhas Galápagos (Zalophus wollebaeki): Está na Lista Vermelha da União Internacional da Conservação da Natureza. Seus principais predadores são os tubarões de Galápagos (Carcharhinus galapagensis) e as orcas (Orcinus orca).

© Imène Meliane

2. Tartaruga do Golfo (Lepidochelys olivacea): É a menor tartaruga marinha e atinge seu tamanho máximo aos 70 cm de diâmetro. Esta foto foi tirada no Ostional National Wildlife Refuge (Costa Rica).

 ©Joëlle Dufour

3. Orangotango (Pongo abelii): Está em perigo de extinção devido à destruição de seu habitat.

Kristin Abt

4. Rã Verde de Olhos Vermelhos (Agalychnis callidryas): O aquecimento global, desmatamento, poluição atmosférica e mudanças climáticas causaram sérios danos às florestas, reduzindo significativamente os indivíduos desta espécie.

© IUCN / Julián Orozco Badilla

5. Lêmures (Propithecus sp): Da família dos Lumur em Madagascar, onde a destruição do seu habitat que está levando à rápida extinção.

© Geoffroy Mauvais

6. Gorila oriental da planície (Gorilla beringei graueri): Esta fotografia foi tirada no Kahuzi-Biega National Park, na República Democrática do Congo. Infelizmente, vítima de caçadores  se acha em  grave e constante perigo de extinção, apesar dos esforços de conservação.

© IUCN / Intu Boedhihartono

7. Elefante da Sumatra (Elephas maximus sumatranus): Esta espécie se extingue, devido a destruição das florestas onde vive. Além da caça para roubar os chifres de marfim torna esta espécie criticamente ameaçada de extinção. A fotografia foi tirada em Pinnawala (Sri Lanka) em um orfanato que desde 1975 resgata elefantes órfãos.

© Sue Mainka

8. Panda Vermelho (Ailurus fulgens): Eles vivem na Ásia, onde desapareceu 50% do seu habitat, por isso para eles é cada vez mais difícil encontrar comida, assim morrem de fome. É uma realidade terrível do progresso e da mudança climática.

© Sue Mainka

Nenhum comentário:

Postar um comentário