Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

Brasil Comanda Projeto Internacional Sobre Reciclagem de Água



A Universidade de São Paulo (USP) é responsável no Brasil por um projeto internacional  que pretende identificar e divulgar novas técnicas para incentivar a reciclagem de água.
Segundo spanish.peopledaily.com.cn o país do carnaval têm desenvolvido com sucesso algumas tecnologias para reutilização de água para o saneamento urbano e da agricultura, especialmente na produção de etanol e açúcar.
Conhecido como Projeto Coroado, esta pesquisa tem um financiamento de 4,5 milhões de euros da União Europeia e selecionou bacias hidrográficas  no Brasil, Chile, México e Argentina para realizar experimentos para melhor reutilização de água.

O trabalho de campo será realizado por pesquisadores da Escola Politécnica da USP e realizará experimentos na região metropolitana de São Paulo, a maior cidade da América do Sul. Também farão testes na bacia de Copiapó (Chile), a Rio Bravo / Rio Grande (México) e rio Suquía  (Argentina).

Estas regiões são estratégicas do ponto de vista do consumo, assim é possível analisar a preservação dos recursos hídricos, a vulnerabilidade à seca, infraestrutura deficiente, os resíduos, o aumento de demanda  e a degradação das nascentes.

Para os gerentes do projeto, se o consumo de água continuar crescendo no ritmo atual, mais de metade dos países do mundo sofrerão escassez de água até 2025.
"Entre os objetivos do projeto, previst para durar quatro anos, enfatiza a avaliação das diversas tecnologias disponíveis para a reciclagem e reutilização de água", disse Monica Porto Ferreira do Amaral, pesquisadora da USP e responsável pelo projeto Coroado  no Brasil. "Também serão avaliados os custos e benefícios da reciclagem e soluções eficientes e economicamente viáveis ​​para o abastecimento de água e combater a degradação das bacias hidrográficas e fontes de água", acrescentou.
Durante maio, em São Paulo é feita a primeira reunião dos pesquisadores de diferentes países que participaram do estudo, que envolveu também representantes de 13 faculdades e universidades comprometidas com a iniciativa.

O objetivo final é desenvolver um relatório tendo os resultados do projeto Coroado como base para a União Europeia e assim gerenciar os investimentos em áreas com alto potencial para a implementação de tecnologias de reciclagem de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário