Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Na Noite Dos Confrontos Entre Brasil vs Argentina Deu Tango na Libertadores


Por Alessandro Dolacius

Nas duas primeiras partidas das quartas de final da edição 2012 da Taça Libertadores da América dois empates, Libertad 1 x 1 La U e Vasco 0 x 0 Corinthians. Porém os argentinos do Boca Juniors e do Vélez Sarsfield mostraram que na Libertadores não se pode cometer erros infantis e a seriedade tem que ser maior que a alegria durante as disputas.

Boca Juniors  X  Fluminense 

No primeiro jogo da noite o alçapão do La Bombonera recebeu novamente a partida entre Boca Juniors e Fluminense. Durante os primeiros minutos de jogo a equipe brasileira foi pra cima dos donos da casa. Com jogadas empolgantes e uma boa troca de passes o Fluminense deu trabalho para a defesa xeneize*, mesmo sem contar com dois dos seus principais jogadores, Deco e Fred lesionados.  

A equipe das Laranjeiras, como na partida anterior, tinha encontrado uma maneira de frear o ímpeto do Boca Juniors, mas em um lance infantil viu seus planos de uma vitória ruírem. Aos 32 minutos Carlinhos colocou a mão na bola infantilmente e levou o segundo cartão amarelo. Fluminense com 10 em campo, pressão do Boca em La Bombonera.

A partir de então o que vimos foi uma grande atuação do goleiro Diego Cavalieri que fechou o gol e fez belíssimas defesas no primeiro tempo. Aos 45 minutos um escanteio para o Fluminense. Rafael Sóbis mandou a bola para área na segunda trave e o defensor carioca Anderson cabeceou a bola, o zagueiro argentino Roncaglia pulou e se projetou de costas com as mãos levantadas, com a nítida intenção de impedir a trajetória da bola. Catimba argentina e apito caseiro do árbitro fizeram com que um pênalti não fosse marcado.

No segundo tempo o técnico Abel Braga realizou substituições para tentar evitar os avanços dos donos da casa. Mas logo aos 06 minutos da etapa final em uma bela jogada Pablo Mouche recebeu um passe entre a zaga tricolor e com um bonito chute cruzado venceu Cavalieri, 1 x 0 para os argentinos e festa em La Bombonera. O que se viu em seguida foi o Fluminense tentando evitar o segundo gol argentino e em esporádicos contra ataques tentar fazer um gol. 

Não deu, o Boca Juniors venceu e saiu em vantagem na primeira partida entre as equipes, porém pelo placar mínimo, o que pode ser revertido pela equipe tricolor no Engenhão perante sua torcida.

Vélez Sarsfield  X  Santos 

No segundo confronto entre brasileiros e argentinos mais uma vez fomos superados. A equipe do Vélez Sarsfield dominou amplamente a partida e anulou os craques santistas. A pergunta que se fez na Argentina após o jogo foi: quem é Neymar?

A estrela da Equipe da Vila e esperança brasileira para a Copa do Mundo de 2014 não jogou nada. Sucumbindo a forte marcação argentina, ainda por cima levou um cartão amarelo por ter simulado uma falta.

O jogo foi bonito de se assistir. O time do Velez mostrou um poder de marcação impressionante, anulando a maioria das jogadas do Santos. Não se mostrou ser um time de grandes jogadores, porém possui um conjunto e determinação que fizeram a diferença na primeira partida entre as equipes.

O gol do Vélez saiu aos 35 minutos do primeiro tempo, após um cruzamento Mauro Óbolo subiu e desviou de cabeça, 1 x 0 para os argentinos. Assim como no jogo do Fluminense um placar apertado, que facilmente pode ser revertido no jogo a ser realizado em solo brasileiro, ainda a ser definido, se na Vila Belmiro ou Pacaembu.

Uma questão que aqueles que assistiram ao jogo levantaram foi a atuação de Neymar. Considerado a grande esperança do país para a próxima Copa do Mundo o atacante da seleção foi facilmente superado pelos marcadores argentinos. Ponto interessante foi a (não) marcação de faltas em Neymar e em outras “estrelas” santistas. Faltas normalmente marcadas por árbitros brasileiros foram ignoradas pelo juiz da partida, o paraguaio Carlos Amarilla, as quedas acrobáticas de Neymar não comoveram o árbitro, que em uma delas ainda deu cartão amarelo ao atacante santista por simulação. 

O que muitos treinadores há tempos comentam é que para o amadurecimento de Neymar ocorrer realmente, e o Brasil ter chances de conquistar o Hexa Campeonato, é ele jogar por um time europeu, no qual a marcação e o estilo de jogo são diferentes. Dessa forma veríamos se nossas esperanças são reais ou não!

* Xeneizes - O apelido dos torcedores do Boca (significa "genoveses", no dialeto dos imigrantes italianos que fundaram o bairro da Boca e o clube homônimo, no início do século XX). (Fonte: Diogo Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário