Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2012

Cartunista Iraniano é Condenado a 25 Chicotadas Por Caricatura de Deputado



A Anistia Internacional denunciou nesta sexta-feira a condenação de 25 chicotadas imposta ao artista Mahmoud Shokrayi, no que eles entendem como uma nova violação do regime iraniano à liberdade de expressão.

O gatilho para a sentença é uma caricatura do membro parlamento da região de Arak, Ahmad Lotfi Ashtiani, como um jogador de futebol para denunciar a interferência no campo de esportes, o que foi considerada ofensiva pelo governo.
"A pena brutal imposta em Shokrayi Mahmud, que desenhou uma caricatura inofensiva, envia uma mensagem aterradora para todos os iranianos, eles não podem expressar suas opiniões livremente e em paz, sem medo de ferozes represálias ", disse Ann Harrison, diretor adjunto da Anistia Internacional para o Oriente Médio, em comunicado.
"Este é outro exemplo dos incessantes ataques das autoridades iranianas contra a liberdade de expressão", acrescentou, salientando que as chicotadas são um castigo cruel, desumano e degradante, e como tal é proibido pelos Direitos Internacionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário