Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

5 Conselhos Para Economizar Energia Elétrica em Casa



Sabemos que cada vez se torna mais importante a "eficiência energética" devido ao aquecimento global, e, aliás, poupar energia em casa vai nos salvar também da conta de energia.

Cada um dos aparelhos elétricos tem diferentes quantidades de consumo de energia, dependendo de sua eficiência energética e quanto tempo os usamos.

Por exemplo a torradeira, o ferro de passar e aquecedores que convertem eletricidade em calor consomem mais energia, no entanto a torradeira é usada apenas por alguns minutos, enquanto o ferro é utilizado mais tempo, por conseguinte, consome mais energia.

Vale lembrar que a iluminação é responsável por um terço do consumo de eletricidade no lar, outro terço é a geladeira, e o restante é de todos os outros aparelhos elétricos em média, razão pela qual recomendamos seguir estas cinco dicas para poupar energia em casa:

Iluminação: Use o máximo de luz natural possível durante o dia, evite acender lâmpadas em salas iluminadas pelo sol. Mudar todas as lâmpadas para as de baixa potência, que consomem quatro vezes menos energia e duram até dez vezes mais, mesmo assim desligá-las quando você não está na sala.

Computadores: Computador, desktop ou laptop, após o uso desligue-o completamente. Se fizer uma pausa, feche o laptop ou desligue o monitor. E claro defini-los automaticamente  para modo  economia energia.

Eletrodomésticos: Desligue tudo não esteja em uso. Som estéreo, televisão, rádio, bateria  do celular depois de terminar o carregamento, liquidificadores, microondas, etc. Depois do  uso, evitar deixar aparelhos em stand by, isso significa eliminar o "consumo fantasma" em casa, que representa 5% do consumo médio.

Geladeira: É importante colocá-la em um local com pelo menos 5 cms de espaço das paredes, para permitir a circulação de ar, instale-o longe da luz solar, fogão, aquecedor de água e outras fontes de calor. Devemos também observar que a porta se fecha bem e não perca o ar frio, evitar colocar alimentos quentes, pois estes hábitos aumentam o consumo de energia do aparelho.

Máquina de lavar roupa: Tente prestar atenção com a quantidade indicada para o máximo de  roupas, porque se você colocar menos gastaria mais água e energia desnecessária, e se você colocar mais do que o permitido, as roupas serão mal lavadas e corre o risco de forçar o motor. Também é importante usar água fria para lavar, e usar a secadora apenas durante a estação chuvosa ou frio, quando as roupas não secam rapidamente ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário