Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Recorde na Criação de Empregos


O ex presidente Lula, ficou muito satisfeito ao ver que segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE ), em 2010 o volume de vagas criado foi o melhor de seu governo, a geração de empregos com carteira assinada foi de 2.524.678 postos de trabalho formal, é um resultado histórico.

O melhor ano do governo Lula era 2007 com 1,6 milhão de vagas criadas. Com o impacto da crise financeira de 2009,  houve uma diminuição considerável do volume de novos postos.Segundo o Caged, apenas em dezembro o número de demissões superou o de contratações. No acumulado do governo Lula, o Ministério contabilizou a criação de 15.048.311 novas vagas com carteira assinada, já descontadas as demissões.

Para 2011, segundo Carlos Lupi, é de um novo recorde anual, claro perspectivas, que giram em torno dos 3 milhões de novas vagas com carteira assinada.
A agricultura foi o único setor com desempenho negativo, em 2010. Nas avaliações de Carlos Lupi este desempenho se atribui a dois fatore em especial.

Primeiro, a sazonalidade das plantações que em certo período do ano as culturas passam pelo estágio no qual não necessitam de mão de obra.
Segundo, aumento na mecanização da lavoura, que tem se ampliado em algumas atividades e gera menor necessidade de trabalhadores.

Mesmo assim o CNA ( Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ) prevê crescimento do PIB do agronegócio entre  3,5 %  e  4 %  em  2011. 
O setor que mais cresceu foi o de serviços, contratou no ano passado 1.009.595 no total de postos, já descontadas as demissões do período. " Olhem a força de serviços, é quase o dobro do segundo colocado ", comparou Lupi.

O comércio registrou contratações líquidas de 601.846 pessoas, enquanto a indústria de transformação acumulou 536.070 postos com carteira assinada e a construção civil, 329.195 postos.

Ponto de Vista Eletrônico

Contudo, estes números só foram atingidos com o uso de uma espécie de " manobra estatística " por parte parte do Ministério do Trabalho.

O governo antecipou as informações da Rais ( Relação Anual de Informações ), informações estas que só seriam divulgadas em maio, daí acrescenta dados das contratações do serviço público e as informações atrasadas de celetistas. Sem essa antecipação de números o resultado de postos criados seria de 2.136 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário