Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

China a Segunda Maior Economia do Mundo


China se tornou a segunda maior economia do mundo, (atrás apenas dos EUA) segundo a agencia de notícias de Kyodo, enquanto o produto interno bruto(PIB) chinês chegou a cerca de US$ 6 trilhões no ano passado, enquanto o japão ficou por volta dos US$ 5,5 trilhões de dólares.

no segundo trimestre do ano, a china cresceu 1.337 trilhões de dólares, contra 1,288 trilhões do Japão.

A China esteve na liderança da saída da recessão mundial, com a economia a ser 90 vezes maior que quando Deng Xiaoping começou a reforma para o mercado livre, em 1978.

A ultrapassagem ao Japão é "um marco revelador do papel cada vez mais dominador na economia global", comentou Eswar Prasad, antigo diretor do departamento chinês no Fundo Monetário Internacional à agência Bloomberg.
Um crescimento 10,3% do seu Produto Interno Bruto em 2010, confirmando o estatuto de grande potência econômica emergente,"A China consolidou e impulsionou a recuperação da crise financeira global", afirmou o diretor do Gabinete Nacional de Estatísticas, Ma Jiantang, ao apresentar os resultados económicos de 2010."De um modo geral, a economia nacional está a funcionar bem,o país está numa fase-chave do processo de converter a recuperação num crescimento estável", acrescentou.
O Produto Interno Bruto (PIB) chinês, que no ano passado ultrapassou o do Japão, é já o segundo maior do mundo, a seguir ao dos Estados Unidos da América.

No início do século XXI, a economia da China era a sétima do mundo, atrás da Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

O crescimento em 2010 ultrapassou a meta de "cerca de 8%" preconizada pelo governo chinês e a média de 9,94% registada na década anterior. Apesar do aumento do consumo interno, as exportações continuaram a ser um dos motores do crescimento econômico chinês.as importações chinesas subiram 38,7%, somando 1,39 bilhões de dólares, e as exportações 31,3%, para 1,58 bilhões de dólares.

Também no ano passado, as reservas da China em divisas externas aumentaram 18,7%, para 2,85 biliões de dólares, quase um terço dos quais (895.600 milhões de dólares) estão investidos em títulos do tesouro norte-americano.

O governo chinês insiste que a China continua a ser "um país em vias de desenvolvimento", realçando que o valor do seu PIB per capita, inferior a 4.000 dólares, é o 104º do ranking mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário