Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nike Apresenta um Tênis Tão Leve Que Levita


Reconheço que o título é um truque barato para atrair a atenção, mas se chegar ao fim deste artigo verá que é verdade. Na semana passada em Nova York teve o lançamento da tecnologia que a Nike vai usar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, e também eles lançaram o Nike + FuelBand.

Mas isso não era tudo o que a Nike apresentou naquele momento. Fomos capazes de testemunhar o lançamento do Nike Pro TurboSpeed​​, um traje completo de pista e campo, testados em túneis de vento para ser o mais aerodinâmico já criado, com 0,023 segundos mais rápido que o vestido Nike anterior em uma corrida de 100 metros - que pode parecer insignificante, mas pode ser a diferença entre o primeiro e o quarto. Também foram apresentados novos equipamentos ultraleve, mas com "armadura" interna (sem brincadeira) para o time de basquete EUA Rússia e sua nova linha de tênis com solas Lunarlon (que permaneceria como o "Air" ou "Shox" 2012).

Mas o que realmente chamou a atenção foi na área de Basquetebol em Lower Manhattan, um tênis íncrivel. O tênis em questão é chamado Nike Racer Flyknit, a grande inovação é que a sua construção é na verdade um "bordado" (como um tecido de lã), onde toda a parte superior do tênis é "tecido" em uma peça, fazendo que seja tão leve que o maratonista campeão mundial Abdi Abdirahman disse que "eu tenho que olhar para os meus pés quando eu correr com ela para confirmar que eu tenho um tênis." É como uma meia com sola.

Este tênis não estava simplesmente sendo exposto em um pedestal, não senhores. Passando a pé pelo local onde estava em exposição, chamou a atenção porque parecia estar flutuando no ar.

Maravilhosamente, realmente estava levitando! Usando um ímãs relativamente simples mas extremamente eficaz, a sola do tênis havia sido modificado para incluir pequenos ímãs em determinados pontos e eletroímãs na base foram repelidos pelo sapato flutuando no ar. Mas a verdadeira magia estava em um sensor infravermelho que detecta qualquer movimento do tênis e, assim, fazer correções menores no poder de cada um ímã, de modo que ele é sempre mantido em seu lugar.

O gerente de tecnologia disse apenas que foi desenvolvido por uma empresa holandesa. Mas pelo que vemos estamos cada vez mais perto de ver o skate de De Volta Para O Futuro por aí.

Veja o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário