Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Encontrado Planeta Que Pode Sustentar Vida


Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um quarto planeta fora do sistema solar que possui as características necessárias para tornar a vida sustentável. A estrela foi nomeada GJ C 667 e o planeta GJ 667Cc, localizado a 22 anos-luz da terra na constelação de Scorpius.

GJ 6426 C é parte de um sistema estelar triplo e tem uma baixa abundância de elementos mais pesados que o hélio, tais como ferro, carbono e silício. De acordo com os astrônomos, isso aumenta a variedade de ambientes onde você pode encontrar planetas potencialmente habitáveis.

Astrônomos descobriram também que essa estrela é menos quente e mede a terceira parte do nosso sol, embora ele pode ser visto pelos telescópios com relativa facilidade. O planeta GJ 667Cc situa-se dentro da zona habitável, ou seja, é perto o suficiente para ter temperaturas semelhantes a terra.

O notável é que GJ 667Cc  é 4,5 vezes maior que a terra em massa e orbita sua estrela a cada 28 dias, portanto, presume-se que ele também poderia ter água. Além disso, ele recebe 90% da luz que recebemos na terra.

Guillem Anglada-Escudé, um dos diretores do projeto, disse: 
"este planeta é o mais novo candidato para conter água líquida e talvez a vida como a conhecemos".
Anteriormente, alguns astrônomos franceses encontraram em Maio do ano passado o primeiro planeta potencialmente sustentável para a vida chamado Gliese 581 d. Em agosto, cientistas suíços encontraram o mesmo padrão em HD 85512b e no final do ano, NASA descobriu o terceiro planeta chamado Kepler 22b e localizado a 600 anos luz.
"Com o advento de uma nova geração de instrumentos, os pesquisadores são capazes de estudar muitas estrelas anãs M dos planetas semelhantes e, finalmente, encontrar assinaturas espectroscópicas de vida em um desses mundos," terminou Anglada-Escudé.
A equipe de cientistas contou com a ajuda do European Southern Observatory, o Observatório Keck no Havaí, o Observatório do espectógrafo Echelle alta resolução e o espectrógrafo para busca de planetas do Conselho Carnegie do Magellan Telescope II, no Chile. Ele será publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário