Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Previsões de Julio Verne Que se Tornaram Realidade

Esta semana é marcada pelos 184 anos do nascimento de Júlio Verne, escritor francês, pioneiro no gênero de ficção científica, fez várias previsões que poderiam tornar-se realidade muitos anos após de te-las escrito.

Verne escreveu sobre espaço, viagens aéreas e submarinos elétricos muito antes deles terem sido inventados e antes que se desenvolvessem maneiras de chegar muito mais além da terra. Neste artigo vamos tentar rever algumas destas previsões do século XIX, e como eles se tornaram realidade nos anos seguintes.

1- O Submarino Elétrico
Um dos mais famosos romances de Júlio Verne é 20 mil légua submarinas, onde o Capitão Nemo viaja os oceanos do mundo em um enorme submarino elétrico chamado Nautilus. Este navio fictício não é tão diferente dos submarinos atuais - exceto pelos quartos extremamente luxuosos que continha dentro. Embora o romance foi publicado em 1870, o primeiro submarino todo-elétrico apareceu em 1884, o Peral, da marinha espanholaAgora submarinos elétricos funcionam a base de baterias, muito fáceis de encontrar do que eram na época de Verne.

De acordo com o Capitão Nemo, a eletricidade é "um agente poderoso, obediente, rápido, fácil, que se conforma com qualquer uso e reina a bordo do meu navio".



2- Armas Elétricas
O reinado da eletricidade era tão importante no navio do Capitão Nemo, que até as armas usadas eram de eletrochoque. Os primeiros dispositivos deste tipo começaram a ser desenvolvido recentemente em 1969. 
O romance 20 mil léguas submarinas, descreve as balas desta arma como "recipiente elétrico" ou como ele mesmo as chamou, "garrafas de Leyden", nas quais a "eletricidade é forçada a uma tensão muito alta." "Com o menor toque são descarregadas, e o animal, não importa o quão forte é, cai morto."


3- Os Noticiários 
Em um artigo em um jornal publicado em 1889 por Julio Verne, o escritor descreveu o futuro dos jornais "no ano 2889″.
De acordo com Verne, "em vez de impressão, as crônicas do mundo serão falada todas as manhãs aos assinantes, que saberão das notícias do dia através de conversas com jornalistas, estadistas e cientistas". A primeira transmissão de notícias no rádio não ocorreu até 1920 e a primeira na televisão em 1948.



4-Modulo Lunar
No livro Da Terra à Lua, Verne descreve cápsula vai presa ao foguete espacial, e que permite que os astronautas viagem no espaço. Além disso Verne fala sobre os "projeteis"  que poderiam ser usadas para lançar os passageiros à Lua, como se fosse uma grande arma que dispara o foguete espacial, rompendo a gravidade da terra.


5- Internet
Parece incrível, mas é verdade. Em 1863, Julio Verne escreveu o romance Paris no século XX, sobre um jovem que vive em um mundo onde existem arranha-céus de vidro, calculadoras, carros à gás, trens de alta velocidade e uma rede global de comunicações. Verne fala de algo parecido com um telégrafo em todo o mundo, que se assim podemos extrapolar no presente pode parecer com a Internet. O romance tinha um tom pessimista, para que Pierre Jules-Hetzel, editor de seus escritos, recusou-se a publicá-lo. O manuscrito foi mantido até que ele foi encontrado por seu bisneto em 1989 e finalmente publicado em 1994.

2 comentários:

  1. isso tudo tem no livro volta ao mundo em oitenta dias

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse vídeo tb sobre isso
    http://www.youtube.com/watch?v=5N6OHs_Nyn4&list=PLexwWhECXMOa8AUxj3jU-I9ERKcvEM4NL

    Fascinante!!!!

    ResponderExcluir