Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio + 20 Gera 60 Toneladas de Lixo



Nem tudo foi tirado a "limpo" no Rio + 20. Talvez o mais importante foi o discurso do presidente do Uruguai, José Pepe Mujica , que com palavras simples deixou claro que a felicidade humana é a chave na construção de um planeta verde, que sem a dominação do mercado é livre para respeitar a vida sustentável. 

Além disso, declarações, saudações à bandeira, envolvendo centenas de autoridades e delegações, que apesar de uma recepção que tentou ser amigável com o planeta, foi capaz de gerar  60 toneladas de lixo.

Sim, foram feitos esforços para reduzir o desperdício. Menos papelada e mais arquivos digitais, bem como copos recicláveis ​​para todos os dias. Mas com a chegada de 50 mil pessoas ao Rio de Janeiro, não pode passar despercebido pelo ambiente. 3.600 toneladas  de dióxido de carbono (CO2), que é o principal gás estufa causador das mudanças climáticas, é o que o evento gerou segundo estimativas. Isso não inclui o translado de pessoas para as reuniões.

Entendemos que qualquer reunião desta magnitude tem uma marca profunda sobre o meio ambiente, incluindo aquelas que são supostamente para aliviar o planeta da agressão constante que ocorre na sociedade moderna. É por isso que é tão necessário que estas reuniões sejam levadas a sério e podem vir a ser uma instância que acabem resolvendo o problema e não apenas uma bagunça transformada em uma bola para jogá-la simplesmente na lata do lixo, literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário