Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2012

Raio X da Libertadores da América


Por Alessandro Dolacius

Às vésperas da primeira rodada da fase semifinal da Taça Libertadores da América resolvemos fazer uma espécie de raio-X das equipes que ainda disputam o torneio mais importante das Américas e almejam um lugar frente à equipe do Chelsea no mês de dezembro desse ano na disputa de melhor time do planeta. Porém, primeiro essas quatro equipes terão que se digladiar em busca de uma vaga na tão sonhada final.

Vejamos quais são os times que ainda estão no páreo e como foram seus caminhos na competição.

Iniciamos essa análise pela equipe que, segundo a modesta opinião destes blogueiros, é a favorita ao título deste ano. Estamos falando do time do Santos, que almeja seu quarto título, alcançando assim o posto de maior campeão brasileiro na Taça Libertadores da América.

Santos Futebol Clube (1912): Apelidado de “Peixe” é o time que nos últimos anos apresentou uma equipe com um futebol que encheu os olhos dos adoradores do estilo “joga bonito”. Com o craque Neymar e companhia ltda. a equipe da Vila Belmiro é a atual campeã da Taça Libertadores da América, buscando seu quarto título continental. Se assim o fizer Neymar igualará feitos do Rei Pelé, com duas conquistas seguidas da Libertadores nos anos de 1962 e 1963. Outra curiosidade é que a equipe foi eleita o “Clube das Américas” do século XX pela FIFA, entidade máxima do futebol mundial.

A trajetória do Santos pode ser classificada como tranqüila até as semifinais da competição desse ano. Terminou a fase de grupos em primeiro lugar, com 13 pontos e mais de 70% de aproveitamento, possuindo somente uma derrota nessa fase, para a equipe boliviana do The Strongest e a temida altitude de seu estádio.

Nas oitavas de final a equipe santista novamente encarou a altitude jogando contra o Bolívar, sofrendo sua segunda derrota na competição, 2 x 1. Porém na partida de volta veio a forra, e que forra! Uma sonora goleada de 8 x 0 levou o peixe às quartas de final da competição. Enfrentando a equipe argentina do Velez Sarsfield, pela primeira vez na competição Neymar foi amplamente anulado por uma forte marcação realizada pelos hermanos. No final dois escores iguais de 1 x 0 e decisão nos pênaltis. Brilhou a estrela santista rumo ao tetra, 4 x 2 para a equipe da Vila Belmiro, que se credenciou a enfrentar o Corinthians nas semifinais desse ano.

Sport Club Corinthians Paulista (1910): O “Timão” é um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro. Atual recordista do Paulistão com 26 títulos, 03 Copas do Brasil e 05 Títulos do Brasileirão o clube e a torcida sabem que falta alguma coisa para o Corinthians ser completo, e essa tal cereja do bolo é a Taça Libertadores da América. Assim como a equipe da Universidad de Chile, é a equipe entre os quatro semifinalistas que não conquistaram esse título. A melhor participação corinthiana foi no ano de 2000, chegando às semifinais, e também contra um time brasileiro, o Palmeiras, sendo eliminado pelo arqui-rival na disputa de pênaltis.

Em 2012 as coisas parecem estar diferentes, e muito, para a equipe alvinegra. Sem uma equipe com nomes pomposos, sem medalhões dentro ou fora de campo o time possui o melhor conjunto da competição, o que é comprovado pelos resultados até a fase semifinal: a torcida corinthiana pode gritar aos quatro ventos e dizer que seu time é o único invicto na competição. Nos dez jogos até então o Corinthians obteve quatro empates e seis vitórias, o que o qualifica a melhor conjunto da competição.

Na primeira fase a equipe do Parque São Jorge foi avassaladora, 14 pontos, quase 80% de aproveitamento, nenhuma derrota, terminando a fase de grupos como segundo melhor colocado na competição, perdendo apenas para o Fluminense que conquistou uma vitória a mais. Nas fases seguintes o Corinthians jogou conforme o regulamento, empatando fora sem levar gols, contra o Emelec nas oitavas e contra o Vasco nas quartas de final, vencendo as partidas em casa por 3 x 0 e 1 x 0 respectivamente, mostrando que o planejamento da equipe está conforme o combinado. Falta o teste de fogo que será encarar o Santos nas seminais. Para muitos quem sair vencedor será o campeão dessa edição.


Club Universidad de Chile (1927): Conhecido como “La U”, o representante do futebol chileno há anos vem apresentando boas participações no torneio. A equipe fez um ano de 2011 inigualável para sua história, conquistando a Copa Sulamericana, em cima do Vasco. Porém com a saída de importantes jogadores a equipe não apresenta um futebol tão competitivo como naquele torneio, sendo considerada o “azarão” para a conquista desse ano. Suas participações na Copa Libertadores são modestas, possuindo como melhor resultado um terceiro lugar em 1970.

Nessa edição desse ano a equipe chilena realizou uma boa primeira fase, chegando em primeiro no grupo 8, fazendo uma campanha semelhante a do Santos, terminando com 13 pontos, vindos de 04 vitórias, 01 empate e 01 derrota.

Nas oitavas de final um susto para a torcida chilena. Jogando contra a equipe do Deportivo Quito, La U levou um 4 x 1 na primeira partida. No jogo de volta em solo chileno uma goleada de 6 x 0, para garantir a classificação para as quarta de final. Nessa fase dois empates em 1 x 1 com o time paraguaio do Libertad, sendo a classificação garantida após o 5 x 3 nos pênaltis. Na fase semifinal a equipe chilena enfrenta o temível time argentino do Boca Juniors.

Club Atlético Boca Juniors (1905): Considerado durante muitos anos o bicho papão da Libertadores o Boca Junior volta a brilhar no cenário continental. Depois de alguns anos sem brilho a equipe xeneize parece ter reencontrado o caminho das vitórias. Mesmo não possuindo um elenco de estrelas a equipe argentina quer alcançar seu sétimo título na competição e empatar com seu compatriota Independiente, atualmente maior vencedor do torneio.

O Boca é a única equipe entre as quatro semifinalistas que não chegou em primeiro lugar no seu grupo na fase inicial do torneio. Alcançando 13 pontos ficou em segundo lugar, perdendo para o Fluminense, primeiro colocado geral na competição. Na fase de grupos a equipe argentina juntou-se a Santos e Universidad de Chile, terminando a fase com 04 vitórias, 01 empate e 01 derrota.

Nas fases “mata-mata” o Boca Juniors mostrou toda a catimba argentina e sua tradição copeira, com 03 vitórias e 01 empate, sendo a equipe com melhor rendimento nos confrontos ida e volta até o momento. Aliados à tradição e ao seu estádio, a temível “La Bombonera”, o time do Boca Juniors, assim como a equipe do Santos, são os grandes favoritos ao título deste ano do torneio mais cobiçado da América, é o que poderemos conferir amanhã no início da fase semifinal da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário