Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Google Adverte Usuários Sobre Possíveis Ataques Patrocinados Por Governos


Durante a terça-feira, o Google começou a implantar em seus serviços algumas mensagens que avisam os usuários de que suas contas podem ser vítimas de um ataque cibernético apoiados pelo governo, - tais como aconteceram no Irã -, assim recomenda alterar suas senhas para uma com vários caracteres e símbolos, bem como manter todos os softwares e plugins atualizados. 

A mensagem é clara: "Aviso: Acreditamos que ataques apoiados pelo governo podem estar tentando comprometer a sua conta ou computador." No blog oficial, relatórios do Google mostra que já era planejado emitir este alerta a qualquer momento, assim que fosse detectado algum software malicioso possivelmente patrocinado pelo Estado, tentando atacar o equipamento de qualquer usuário. 

Mas como o Google sabe se um ataque é patrocinado pelo Estado? 

Eric Grosse, vice-presidente sênior da empresa, disse que não é possível entrar em detalhes, sem revelar informações que possam ser úteis para esses ataques mal-intencionados ", mas nossa análise detalhada - e relatos de vítimas - sugerem fortemente o envolvimento de estados ou grupos que são apoiado por governos" nos ataques mencionados. 

Este anúncio vem uma semana depois que os pesquisadores de segurança descobriram o Flame - um spyware vírus - monitorando computadores no Oriente Médio, particularmente no Irã durante os últimos quatro anos. 

Os pesquisadores acreditam que este vírus é patrocinado pela mesma entidade, que também estava por trás do Stuxnet, um vírus co-patrocinado pelos Estados Unidos e Israel, que destruíram milhares de centrífugas usadas para enriquecer urânio no Irã, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário