Pesquisar este blog

domingo, 17 de junho de 2012

Leite Materno Parece Matar o Vírus da AIDS



Cientistas acreditam ter descoberto uma nova propriedade no leite materno: a de inibir o vírus da imunodeficiência humana. No entanto, esse componente é ainda desconhecido mas está presente no leite materno e ele mata as partículas do vírus e células infectadas por si só, é também capaz de bloquear a transmissão do HIV em ratinhos com o sistema imunológico humano.

Mesmo se os bebês nascidos de mães HIV positivas podem prevenir a infecção ao nascer, cerca de 15% poderiam ter a doença durante a infância porque o vírus pode chegar ao leite materno, por isso amamentar um bebê foi caso de suspeita de infecção.

Angela Wahl, da Universidade da Carolina do Norte e colegas investigaram mais sobre assunto e criaram ratos com medula óssea, fígado e tecido do timo que seria infectado com HIV. Todos os ratos foram infectados quando o vírus foi administrado em uma dose oral regular, mas quando foi dado o vírus junto com o leite materno infectado, o vírus não foi transmitido.

Outra pesquisa apontou para as propriedades antivirais do leite materno, mas não se sabe com certeza se é isso que impede a transmissão da AIDS.

Agora, a tarefa é encontrar esse ingrediente misterioso no leite materno que inibe o vírus. Quando for identificado pode ser utilizado para prevenir outras formas de transmissão da doença, incluindo por atividade sexual.

Alguns se perguntam por que os bebês que nascem sem o vírus de uma mãe HIV positiva são infectados se o leite materno não é o transmissor? Uma possibilidade é que exista alguma ferida nos mamilos da mãe, expondo o seu sangue para o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário