Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pontos de Acesso Wi-Fi: Quais os Cuidados Que Devemos Ter ?


Independentemente de estar saindo de férias ou indo visitar seus pais no Natal, você certamente deseja se manter conectado enquanto viaja de um ponto a outro. O acesso via Wi-Fi público está em todo lugar: cafés, aeroportos e até mesmo em aviões. Aqui estão algumas dicas para proteger sua segurança online quando estiver usando um ponto de acesso Wi-Fi público.

Um ponto de acesso público é uma rede sem fio configurada para acesso compartilhado à Internet. O host do ponto de acesso adquire um ponto de acesso sem fio, conecta o dispositivo à Internet e transmite seu sinal dentro de um local público. Qualquer pessoa que possua uma placa sem fio e esteja dentro do alcance pode acessar a rede e usar a Internet.

Muitos proprietários tornam seus pontos de acesso fáceis e rápidos de usar. Porém, ao minimizar os requisitos de login e evitar os problemas de compatibilidade de criptografia, eles desativam grande parte da segurança incorporada ao dispositivo sem fio. Essa é uma concessão digna de nota. Sem a criptografia, seus dados em texto simples transitam desprotegidos no ar, como sinais de rádio. Esses sinais podem ser interceptados por qualquer um que possua um receptor e algumas ferramentas básicas, amplamente disponíveis. Quando o ponto de acesso que você estiver usando não usar criptografia, alguém que intercepte seus dados poderá ler o que você enviou, seja um e-mail privado ou uma combinação de nome de usuário e senha.

Cuidado com os criminosos cibernéticos
Apesar de ser pouco provável que vizinhos curiosos em um ponto de acesso possam arriscar a sua privacidade, fique sempre alerta para os perigos mais sérios dos pontos de acesso: o criminoso cibernético. Esses hackers, que conhecem bem a tecnologia, possuem as ferramentas, habilidades e paciência para contornar as medidas de proteção limitadas que alguns hosts de pontos de acesso adotam.

Por exemplo, alguns criminosos cibernéticos aprenderam a usar métodos de engenharia social para enganar os usuários de pontos de acesso e fazê-los divulgar informações confidenciais. Através do wi-phishing, um criminoso cibernético pode simular o sinal sem fio de um ponto de acesso com o seu sinal próprio, dissimular o nome legítimo da rede e substituir a página de login por uma semelhante. E você acaba fornecendo suas informações a esse "gêmeo do mal" e não ao provedor do ponto de acesso. Depois de entrar no ponto de acesso falso, você poderá ser redirecionado a outros sites fraudulentos ou cheios de vírus, ou até mesmo ser levado a configurar uma "nova conta" e a fornecer números de cartões de crédito e outras informações de identificação.

Dicas para se manter seguro em pontos de acesso públicos
Com esses perigos rondando a sua segurança, a sua proteção em pontos de acesso públicos passa a ser de sua própria responsabilidade. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para se manter seguro:
  • Preste atenção no seu ambiente. Não deixe que ninguém espie sobre os seus ombros quando você estiver fazendo o login no seu sistema operacional, e-mail, mensagens instantâneas ou outras contas.
  • Nunca deixe seu laptop ou dispositivo handheld sem supervisão, nem mesmo por um momento.
  • Não deixe que a sua placa sem fio se conecte automaticamente à rede mais próxima. Selecione o ponto de acesso manualmente quando desejar se conectar a um ponto de acesso.
  • Verifique se você está em um ponto de acesso legítimo, conferindo com o host o nome da rede e o processo de conexão.
  • Desative o compartilhamento de arquivos quando estiver usando um ponto de acesso e tente minimizar a quantidade de dados pessoais e confidenciais armazenados em seu laptop ou dispositivo portátil. Em geral, é possível desativar o compartilhamento de arquivos por meio do menu de configurações de rede do seu sistema operacional.
  • Não acesse seu banco online ou seus investimentos em um ponto de acesso público. Deixe para fazer isso em um ambiente mais seguro e controlado.
  • Limite o uso de e-mails, mensagens instantâneas a comunicações casuais. Se você usa mensagens instantâneas ou e-mails em pontos de acesso, nunca envie nada que não deva se tornar público. Considere configurar uma conta de e-mail extra baseada na Web para usar em pontos de acesso.
  • Não navegue em sites que não deseja que estranhos saibam que você está visualizando.
  • Desative sua placa sem fio quando ela não estiver em uso.
  • Quando você está em um ponto de acesso público, não é possível saber se os outros computadores conectados estão infectados ou se algum hacker está sondando a rede. O Norton AntiVírus e o Norton Internet Security -- ambos da Symantec -- fornecem proteção contra vírus, worms, Cavalos de Troia e outros perigosos intrusos.
  • Tome decisões inteligentes quanto ao uso do computador. Evite usar pontos de acesso para qualquer tipo de transação ou comunicação importante.


Ponto de Vista Eletrônico

Os pontos de acesso Wi-Fi públicos podem funcionar a seu favor ou contra você em suas viagens, a menos que você tome cuidados. Você é responsável por proteger seu computador, seus dados e sua privacidade com ferramentas robustas e hábitos cautelosos de uso da computação. Esperamos que as dicas fornecidas aqui o ajudem a fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário