Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Mais de 1 Milhão de Casas Brasileiras Usam a Banda Larga Popular

Ministro das Comunicações afirma ainda que Brasil desperta interesse de investidores do setor por apresentar um mercado em franca expansão.

Ministro Paulo Bernardo divulga dados do PNBL. (Fonte da imagem: Reprodução/Portal das Comunicações)

Na última quarta-feira (14), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou, em audiência pública no Senado Federal, que a banda larga popular já chega a 1,2 milhão de lares brasileiros. A marca é alcançada menos de seis meses depois do lançamento oficial do Programa Nacional de Banda Larga, em outubro de 2011.
Em sua exposição, Bernardo apontou a melhoria da renda média do brasileiro na última década como o principal fator para o aumento do número de casas conectadas à internet no país. Isso seria ainda motivação para um interesse maior de empresas do setor no mercado brasileiro, que apresentaria mais potencial de expansão do que outras regiões.
Segundo o Portal das Comunicações, o ministro ainda teria revelado dados que mostram uma tendência do brasileiro às redes móveis. Segundo Bernardo, em 2011 o acesso à banda larga móvel cresceu 103%, enquanto que o número de usuários de banda larga fixa aumentou apenas 19%.

4G, banda larga no campo e novo marco regulatório

Para 2012, a prioridade é a licitação das faixas de 2,5 GHz e 3,5 GHz, além da faixa 450–470 MHz, que permitiriam a implantação da telefonia móvel de quarta geração no país, bem como o fornecimento de conexão rápida à internet para o meio rural.
Outro ponto que deve receber um cuidado especial por parte do Governo Federal em 2012 é a discussão sobre o novo marco regulatório das comunicações eletrônicas. Por meio de consultas públicas, o governo vai querer saber a opinião da população sobre temas ligados à radiodifusão e também às telecomunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário