Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

A Hipnose Realmente Funciona?

Registros confiáveis apontam que sim. A hipnose é hoje reconhecida como importante ferramenta para tratar dores e vencer medos, podendo ser usada para aplacar o sofrimento de pacientes com câncer terminal, diminuir o temor dos tratamentos dentários ou enfrentar fobias e depressão. "O estado hipnótico é uma condição mental em que o cérebro apresenta alta atividade psíquica. É uma arma terapêutica poderosa, porque a pessoa pode se desligar da realidade e até ver imagens que não existem", afirma o hipnoterapeuta Odair José Comin, de São Paulo. Nas sessões hipnóticas, o objetivo é fazer o paciente relaxar, seja pelo método clássico de fixar a atenção em um objeto ou por meio das palavras do hipnotizador. Quando a pessoa está totalmente relaxada, começa o transe hipnótico, que desencadeia importantes reações cerebrais.
"Ocorre um aumento na produção de neurotransmissores como a serotonina, que libera estímulos de bem-estar, combatendo a depressão, e a noradrenalina, que ajuda na cura de doenças ao fortalecer o sistema imunológico", diz a psicóloga Kátia Maria Takeuti, de São Paulo. Nos transes mais profundos, é possível fazer uma dor muito forte desaparecer temporariamente. Em 1998, essa técnica foi investigada por um grupo de prestigiados psiquiatras e neurologistas americanos. Com o uso de exames de tomografia computadorizada, eles comprovaram que o cérebro humano pode mesmo ser enganado pelos comandos de um hipnotizador. Ao longo do século 20, porém, a hipnose foi vista com ceticismo e até com certo descrédito, principalmente por causa da ação de charlatães, que se apresentavam em praça pública, transformando a possível terapia em espetáculos de mágica. Hoje, esse tipo de show é proibido em muitos países.
"Ninguém é hipnotizado contra a vontade, mas o mau uso da técnica pode ser perigoso. Por isso, antes do tratamento, é importante saber se o profissional tem especialização na área", afirma Odair.

Um comentário:

  1. Hipnose...hummm...bueno, vamos por partes, como Jack. "Registros confiáveis apontam(..)". Mas, quais registros são esses? É partindo de premissas como essas que as pessoas são tão descrentes a respeito dessa "prática", digamos assim. O que a ciência não comprova por a + b é de difícil aceitação para a sociedade, sendo essa uma postura correta, pois retirando as questões religiosas a ciência comprova, ou desmacara praticamente qualquer coisa neste nosse mundo.
    Muito bem colocado na matéria a questão dos charlatães que está intimamente ligada em nossas recordações, quando ouvimos a palavra hipnose o que nos vêm em mente senão aquelas pessoas que deram inúmeros golpes por tanto anos. Bueno, com o passar dos anos poderemos realizar mais pesquisas e testar algumas sessões para que possamos compravar que a hipnose realmente funciona. Até lá senhores, fica aquele tal "pé atrás".
    Gracias Chile!!!

    ResponderExcluir