Pesquisar este blog

domingo, 8 de julho de 2012

Mezcal: a Bebida do Verme

O mescal é uma bebida alcoólica típica do México, especificamente originária de Oaxaca, e como tequila e pulque, a outra bebida nacional, é extraída do maguey (também chamado de agave). Ela começou a ser produzida na época da conquista espanhola, afinal foram eles que trouxeram o conhecimento para a destilação.  
Existe uma confusão entre tequila e mezcal, uma vez que ambos são produzidos da mesma forma, mas geralmente a tequila é um tipo de mezcal, porque todos os destilados de agave são chamados mezcal, a tequila é produzida através de um único tipo de planta, o agave tequilana Weber (também conhecido como o agave azul) que cresce predominantemente na região de Jalisco. Mezcal tem um aroma muito aromático que se funde com um sabor defumado. O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais "rústica", sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila.
Desde 1940  utilizando o verme mezcal, que se encontra na folha da presente planta, e que, permanecendo na garrafa dá um sabor único. Embora nem todo mezcal tenha o verme, algumas pessoas reconhecem a diferença com a tequila só se a garrafa abrigar o pequeno animal.
Curiosidade
A larva da borboleta chamada de gusano, que normalmente se desenvolve no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a determinado teor alcoólico na bebida, abaixo deste teor ela se desintegra.

E a mais importante regra e que o indivíduo que tomar o último gole da garrafa tem que comer o pequeno verme (larva) que se localiza no fundo da garrafa de certas bebidas mexicanas.

Qual a forma correta de beber?

Já começo dizendo, cada um bebe do jeito que quiser, afinal o que é de gosto é regalo da vida. Maaaaaaaas há sim a forma “mais indicada” de beber sem ferir as tradições de los cabrones mexicanos.

Sal na boca > Shot de tequila > Limão

Então, seguindo a lógica, a ordem correta do ritual é, primeiro, consumir um pouco de sal; depois, tomar a bebida; por último, chupar metade de um limão.

E tem uma explicação semi científica para o uso do sal e limão em conjunto, e não é a toa que se tornou uma espécie de tradição. O sal abre as papilas gustativas e o limão as fecha. Assim, nós podemos saborear o gosto, então no shot, tente não engolir direto, deixe passar pela língua ao menos.

Fonte: http://www.cocinayvino.net/vinos/destilados-whisky/1730-mezcal-la-bebida-del-gusanito.html
Fonte: http://pcpinheiro.dihitt.com.br/n/utilidade-publica/2010/09/04/voce-sabe-beber-tequila

Nenhum comentário:

Postar um comentário