Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Golfinhos Ajudam Pescadores a Achar Peixes



A inteligência dos golfinhos é algo que não deixa dúvidas hoje. Mas, além dessa notável inteligência, há comportamentos complexos que se desenvolvem, para os quais não temos explicação ainda, apesar das pesquisas. Este é o caso de um grupo de golfinhos que vivem em Laguna, Brasil. Esses animais vivem em pequenos grupos em uma lagoa e não excedem um total de 50 indivíduos.


Colaborar com os pescadores
Estes golfinhos alertam os pescadores, onde se encontra o cardume de peixes. Para isso, eles levantam a cabeça acima da água e fazem movimentos rápidos e chamativos, deixando claro onde os peixes estão. Claro, os pescadores lançam suas redes imediatamente e assim a pescaria do dia é ótima.
As perguntas são muitas. Primeiro, não foi achada nenhuma vantagem para os golfinhos. Eles fazem isso e em troca não recebem nada. Em geral, isso é algo que raramente acontece. O segundo ponto é que são apenas uns poucos indivíduos que indicam onde estão os peixes, enquanto os outros apenas observam. Estes indivíduos são os mais sociáveis e tem se notado que ensinam esse comportamento para os golfinhos mais jovens.
Segundo os pesquisadores, é curioso que os golfinhos não peçam nada em troca, tais como alimentos ou algum tipo de incentivo, mas tudo é feito por conta própria por alguma razão desconhecida para nós. Os pescadores afirmam que identificaram todos os identificadores de peixe e até mesmo tem observado que alguns golfinhos pequenos estão imitando esse comportamento estranho, mas necessário, incitado pelos golfinhos mais amigáveis.
Certamente devemos aprender alguma coisa com isto, não apenas pesquisar a causa, mas imitar esse tipo de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário