Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Computador está Lento? Saiba como Melhorar seu Desempenho

Article

Você já notou como seu computador fica lento com o tempo? Não é impressão sua, é um fato. Os computadores acumulam lixo eletrônico em seus sistemas com o passar do tempo, à medida que são utilizados. Como o radiador do seu carro, um computador também precisa de uma limpeza periódica para manter um bom desempenho. 

Mas fazer isso pode ser um pouco complicado. Assim, para ajudar a manter sua máquina em bom funcionamento, elaboramos esta lista para ajudá-lo a fazer exatamente isso (sem precisar ser formado em Ciências da Computação):
Limpe o Registro - Depois de instalar e desinstalar diversos aplicativos, o Registro tende a ficar fragmentado, o que pode deixar o sistema lento. E se você for como a maioria das pessoas, nunca deve ter mexido nessa parte do sistema — e com razão. Não é aconselhável tentar editar valores do Registro como "HKEY_CURRENT_CONFIG" sem saber o que está fazendo. Se você excluir ou alterar algo que não devia, seus aplicativos — e até o sistema operacional — poderão não funcionar mais. 

Mas ignorar o problema também não é a melhor solução. Então, o que se pode fazer? 

Um software especial de limpeza do Registro pode remover todos os arquivos fragmentados, para que apenas o necessário permaneça no Registro. Em suma, o aplicativo certo pode jogar fora todo o lixo. Seu computador não precisará mais ficar procurando o que precisa em meio a uma montanha de lixo e passará a trabalhar de uma maneira mais rápida e estável. Apenas verifique se o software que você usa dá conta dessa tarefa. Como observamos, uma ação errada pode acabar com o seu computador. Use apenas limpadores de Registro de uma empresa estabelecida e respeitada — nada de versões demo.

Desfragmente o disco rígido - Pense na sua unidade principal como um armário de arquivos, que oferece rápido acesso a pastas com informações fáceis de serem encontradas. Mas o que acontece com o passar do tempo, quando as pastas acabam amontoadas por todos os cantos? Elas não ficam tão fáceis de usar e você demora muito mais para encontrar os arquivos certos do que quando tudo estava novo e organizado. 

Para ajudar a acelerar seu disco rígido, execute um desfragmentador. Provavelmente já existe um instalado no seu computador. No Windows, basta procurá-lo em "Ferramentas do Sistema". Aqui vai um aviso: dependendo da capacidade do disco e do seu nível de fragmentação, a sua desfragmentação completa poderá demorar bastante. No caso de alguns desfragmentadores, pode levar a noite toda (sim, tudo isso!).
Organize seus programas de inicialização - Como o nome já diz, os programas de inicialização são os aplicativos que são carregados e iniciados automaticamente quando você liga o computador. Quanto mais programas de inicialização ativos você tiver, mais demorado vai ser para você começar a usar o sistema. 

Verifique quais programas de inicialização são realmente necessários e remova aqueles que não são. Muitas vezes, as empresas de software colocam aplicativos supérfluos na inicialização para verificar a existência de atualizações ou informar sobre ofertas promocionais. Livre-se deles sem piedade. Quanto menos programas você tiver na inicialização, mais rápida ela ocorrerá.
Considere a possibilidade de adicionar memória - a memória RAM agora está bem barata e fácil de instalar. Se você estiver aí sofrendo com 1 gigabyte de memória, a adição de apenas mais um pente pode produzir um enorme ganho de velocidade em seu computador. 

Lembre-se apenas de consultar o fabricante antes de comprar a memória, pois elas não são todas iguais. Basta informar o tipo de computador ou placa-mãe que você possui e eles poderão lhe indicar a opção certa. Mas se você prefere enfrentar um tratamento de canal a tirar a tampa do seu computador, chame um técnico em informática e ele o ajudará.
Concluindo... Como vimos, seu computador precisa passar por uma faxina de vez em quando para funcionar bem. Isso requer um pouco de traquejo, mas o esforço vale a pena, pois você pode prolongar a vida útil da sua máquina em vez de gastar um dinheirão para comprar uma nova. 

Para se poupar de todo esse trabalho, que tal usar o Norton Utilities? Ele pode ajudar a manter seu computador funcionando na velocidade ideal. A desfragmentação é feita num instante, e não é preciso aprender nenhum comando secreto, nem tentar adivinhar nada. Com o Norton Utilities, você pode fazer sua máquina voltar a funcionar com velocidade total de forma rápida.


http://br.norton.com/clubsymantec/library/article.jsp?aid=cs_slow_computer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário