Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Saiba o que Usar em um Casamento Informal


Depois que o movimento hippie dos anos 60 possibilitou a transgressão dos costumes e que o divórcio foi admitido no Brasil, os casamentos mudaram muito de formato. Antigamente, casar era obrigatório e careta. Quem era mais moderninho, era contra as formalidades e as instituições; então, via de regra, evitava as festas de casamento, preferindo cerimônias no civil seguidas por almoço ou só uma festa sem pompa. Hoje, isso mudou de figura. Casais modernos novamente se interessam por fazer cerimônias que juntem família e amigos em um evento que marque para sempre sua união. Surgem, então, cerimônias fora do padrão tradicional. Festas na praia ou em sítios, churrascos em clubes, festas temáticas e até casamentos dançantes que, apesar de divertidíssimos, causam alguma confusão na hora da escolha do traje. Se você recebeu um convite que diz "traje informal" ou "almoço no sítio" sem maiores explicações e não tem idéia do que vestir, venha com a gente, vamos tentar decifrar este enigma.

Divulgação
Vestido é a produção ideal para um casamento na cidade
Formal e informal

O que quer dizer formalidade? Formalidade tem a ver com forma, formato, portanto, algo fixo, ligado às regras e às convenções. De cara, um monte de gente vai achar ótimo e outro monte, péssimo. Aqueles mais rebeldes vão buscar quebrar regras, ir contra o sistema, se rebelar contra as instituições. Outro bando vai achar adequado que se imponham regras, que todo mundo as siga, para que não haja nenhum imprevisto. Bem, nem tanto à terra, nem tanto ao mar. Seguir regras é um pouco chato, quando não existe a possibilidade de escolha, afinal nem todo mundo pensa igual. Mas não saber como se vestir em um acontecimento social, quando você não é íntimo das pessoas, também não é legal, né?

Casamento informal na cidade

O casal é jovem e moderno, a turma é grande e divertida, mas o casamento vai ser na igreja e seguido por baile no salão. Neste formato, imagina-se que ninguém estará reparando muito na sua roupa, mas é educado e gentil que você procure demonstrar consideração pelas famílias dos noivos, com uma roupa de festa bonita e elegante, que demonstre que você se empenhou para estar ali. Estar bem arrumado não quer dizer ter que se enquadrar, mas se trata de demonstrar respeito e atenção. É claro que para todo mundo é complicado sair mais cedo do trabalho para ir ao salão ou gastar dinheiro com bolsa e sapato, mas faz parte da vida em comunidade demonstrar que você se importa. Os noivos não vão querer que você faça dívidas para comprar uma roupa que você não pode pagar, mas irão se sentir prestigiados se você estiver elegante e bem arrumada.

O comprimento aqui não importa muito, mas é comprimento de festa: longo ou mini ou então o midi ou longuete (que é o nome mais feio que existe). O vestido é a produção ideal, mas também cabe uma calça chique em tecido fluido com uma camisa sofisticada. Aqui, não tem jeito: o salto é fundamental, nem que seja baixo. O uso de jóias é dispensável e a etiqueta é livre para estampas e acessórios divertidos. Não ficam bem, porém: a cor branca, roupas muito decotadas ou coladas no corpo, brilhos e bordados em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário