Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Colapso da Justiça Suíça




Sob o título “O COLAPSO DA JUSTIÇA”, a revista econômica da Suíça, “BILANZ”, apresenta uma longa reportagem que cita, entre outros, um conhecido personagem nacional. Nos termos abaixo:
O público se surpreende muitas vezes com o modo que a justiça trata de casos criminais da economia.
A expressão «justiça condescendente» é o rumor que circula atualmente.
A demora dos processos, a leniência das sentenças e as frequentes decisões inexplicáveis causam surpresa – mesmo no mundo dos juízes penais.
A apreciação das atitudes da justiça é desoladora, e a justiça não passa uma boa imagem.
Mesmo no respectivo meio em países adjacentes já se comenta: a Suíça é um paraíso de liberdade para negócios dúbios, um refúgio para autores de desfalques, fraudadores, fraudadores da bolsa e gerentes gananciosos.
E a justiça em si parece incapaz de comunicar o seu trabalho.
O seu trabalho de mídia, junto a campanhas profissionais de mídia orquestradas de modo profissional por consultores furtivos de seus réus não podem mais ser considerados.
São especialmente ostentosos os grandes dossiês que já estão pendentes por uma eternidade.(…)
(…)O funcionário brasileiro da FIFA, Ricardo Teixeira, receptor de aproximadamente 12 milhões de francos de suborno deverá encerrar o seu caso após o pagamento de um valor de restituição junto a uma ordem de improcedência nove anos após o início das investigações do magnata do futebol no pântano de suborno.
Quando esta disposição se tornou conhecida – primeiramente sob pressão da mídia – o chefe da Fifa Joseph Blatter já dispunha do argumento conveniente: «Assunto antigo do conhecimento de todos.»
O link, em alemão, esta aqui.

http://blogdojuca.uol.com.br/2011/05/o-colapso-da-justica-suica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário