Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mito ou Verdade: Fechar a Bandeja de CDs Empurrando-a Pode Estragá-la?

Saiba o que pode acontecer quando você empurra a bandeja da unidade ótica.

O Baixaki vem fazendo uma série de artigos sobre mitos e verdades quanto aos assuntos na área da informática. Muitos usuários preferem empurrar a bandeja de CDs, porque o gabinete fica num local onde é difícil apertar o botão da unidade ótica. Já outras pessoas empurram a bandeja por simples costume. Contudo, aí fica a pergunta:
“Fechar a bandeja de CDs empurrando-a pode estragá-la?”
Hoje iremos abordar o que pode acontecer quando você prefere empurrar a bandeja de CDs, ao invés de utilizar o botão para fechá-la. Acompanhe nossas explicações para ver os problemas possíveis quando você não utiliza o botão para ejetar os discos.
O problema acontece nas peças mecânicas
Quase todos os componentes dos computadores são construídos apenas com peças eletrônicas. As unidades óticas ainda não se tornaram totalmente eletrônicas, porque as bandejas requisitam peças mecânicas para sua locomoção. Esta dependência da parte mecânica é o que mais gera problemas nas unidades óticas.

Imagem interna de um drive ótico

Os drives de CDs e DVDs possuem mecanismos para que a bandeja seja ejetada e recolhida. Sendo assim, se o usuário resolve fechar a bandeja sem apertar o botão, ele acaba forçando os mecanismos a trabalharem mais rápidos do que o comum. Dependendo da força utilizada, o usuário pode causar danos a estas peças. Dependendo do caso, a unidade pode parar de recolher a bandeja ou de ejetá-la, contudo vale salientar que é raro isto acontecer.
Sendo assim, já temos uma resposta definitiva para nosso artigo:
“Quando alguém lhe disser que ao empurrar a bandeja de CDs você pode estragá-la, tenha certeza de que isto é verdade! Claro que muitos tratam esta questão como um mito, devido à mínima ocorrência de defeitos nas unidades óticas.”
Lembrando que estamos falando de bandejas para PCs! Nos notebooks e netbooks os cuidados são parecidos: para abrir a bandeja aperte o botão ejetar, para fechá-lo você pode empurrá-lo, porém devagar e sem força desproporcional.
Um probleminha em alguns gabinetes
Alguns usuários que estão lendo este artigo podem pensar: se não é recomendável empurrar a bandeja da unidade ótica, então por que meu gabinete não permite que eu aperte o botão do drive para fechá-lo? Ao optar por um visual mais moderno, muitos fabricantes de gabinetes criaram as chamadas “tampas falsas”. Estas tampas permitem que a unidade ótica fique escondida no gabinete, não deixando a marca da unidade de CDs e DVDs aparecer.

Gabinete com tampa falsa

O problema consiste justamente nisso, pois ao utilizar as tampas falsas, os gabinetes começaram a vir com um botão para ejetar as bandejas, porém este botão fica inutilizável para fechar o drive, o que força os usuários a empurrarem-na. A ideia das tampas falsas não foi culpa apenas dos fabricantes de gabinetes, mas também das que montam computadores.

Não há como apertar o botão para fechar a bandeja

Muitas empresas nacionais e internacionais resolveram utilizar gabinetes deste tipo para deixar o visual mais bonito e esconder a marca da unidade ótica. Evidentemente, tanto as fabricantes como as montadoras já sabiam dos possíveis problemas que podem ocorrer quando o usuário empurra a bandeja, porém nenhuma se preocupa com isso, uma vez que são raros os casos de danos no drive de CDs.
Uma solução para todos
Para quem possui um gabinete com tampa falsa — ou tem preguiça de apertar o botão do drive —, nós damos uma solução definitiva. Estamos falando do programa WinEject, um aplicativo que traz a facilidade de controlar a bandeja de CDs utilizando atalhos do teclado. O programa é bem fácil de usar e você pode realizar o download dele aqui no Baixaki.

Clique aqui para baixar

Hoje desmitificamos mais uma questão comum, provando que empurrar a bandeja da unidade ótica pode estragar o mecanismo do drive. Esperamos que tenha gostado de nosso artigo. Ele foi útil para você? Dê sua opinião e confira nosso site semanalmente para mais informações quanto aos mitos e verdades da informática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário