Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sonda da NASA, a Caminho da Lua no Ano Novo


Pasadena, Califórnia (AP) - Para a equipe da NASA com a missão lunar mais recente, Dia de Ano Novo parece Dia da Marmota .

Vinte e quatro horas depois de uma sonda entrar em órbita com segurança ao redor da lua, sua irmã gêmea estava prestes a fazer o mesmo no domingo. Os recém-chegados back-to-back cap seria uma viagem rotunda abrangendo três meses e meio e cobrindo 2 ½ milhões de quilômetros.

A espaçonave Graal - abreviação de Gravity Recovery and Interior Laboratory - estão em uma caçada para aprender o que está dentro da lua por um meticuloso mapeamento do seu campo de gravidade da órbita irregular.

Na véspera do Ano Novo, os controladores da missão no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa comemoraram, após Graal-A sobrevoar o pólo sul e parrar na órbita. Um engenheiro ainda tocou a corneta para comemorar.

A agência espacial espera um desempenho semelhante do Graal-B.

Cientista-chefe Maria Zuber, do Massachusetts Institute of Technology brevemente relaxado depois do sucesso de sábado.
"Então eu pensei, 'eu tenho que passar por isso novamente. Eu não posso acreditar nisso ", disse Zuber .

Desta vez, Zuber voará para Denver para assistir ao segundo tempo com engenheiros da Lockheed Martin Space Sistemas, que construiram uma máquina de lavar roupa do tamanho de sondas.

Uma expedição à Lua, vizinho mais próximo da Terra em cerca de 250.000 quilômetros de distância, geralmente leva alguns dias. Graal tomou a estrada menos percorrida pelo lançamento de um foguete de pequeno porte que alongou a viagem, mas foi mais econômico.

Desde a Era Espacial, a lua tem sido o foco de mais de 100 missões. Apesar de todas as explorações - incluindo os desembarques Apollo na superfície e transporte de rocha e solo de volta à Terra - Aspectos da Lua permanecem um mistério.

Um dos enigmas mais duradouro é a sua forma desigual com o lado bem mais montanhoso do que o lado que a Terra vê. Uma pesquisa publicada no início deste ano sugeriu que nosso planeta já teve duas luas que caiaram no início da história do sistema solar e criou a lua que enfeita o céu hoje.

Os cientistas esperam aprender mais sobre como o corpo celeste é formado usando medidas de gravidade Graal que vai indicar o que está abaixo da superfície.

Coleta de dados não começará até março, depois de a nave espacial ajustar suas posições e estiver circulando apenas 34 milhas acima da superfície. Enquanto os cientistas se concentram em gravidade, estudantes do ensino médio terão a chance de tomar da sua própria lua imagens usando câmeras a bordo da sonda, como parte de um projeto liderado por Sally Ride, a primeira mulher americana no espaço.

Já se fala sobre a tentativa de estender a missão que ronda os $ 496 milhões de investimento, que foi programada para terminar antes do eclipse parcial em Junho próximo. Os cientistas inicialmente não achavam que as sondas movidas a energia solar sobreviveriam tanto tempo, mas mudaram de idéia durante o longo cruzeiro para a lua depois de obter novos dados.

A NASA 's Moonshot anterior ocorreu em 2009 com a chegada da Lunar Reconnaissance Orbiter e uma nave espacial companheira que deliberadamente colidiu com o pólo sul para medir a quantidade de água em uma cratera. Futuras missões lunares não serão tripuladas, depois da administração Obama, que no ano passado cancelou um plano para enviar astronautas de volta a Lua, em favor de ir a um asteróide como um trampolim para Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário