Pesquisar este blog

sábado, 7 de janeiro de 2012

Óculos de Sol Corretos Previnem Doenças


Usar óculos escuros que não tenham proteção contra raio ultravioleta é pior do que estar sem eles.

A exposição aos raios do sol sem proteção pode deixar marcas não só na pele, mas também nos olhos. Mas atenção, usar óculos escuros que não tenham proteção contra raio ultravioleta é pior do que não usar nada para proteger os olhos sob o sol. Os óculos sem o filtro só facilitam a ação dos raios solares. No escuro, as pupilas dilatam, facilitando a entrada de radiação.

Os óculos que só escurecem não protegem, colocando os olhos em maior risco. Não deixe seus olhos sofrerem os efeitos nocivos do sol atrás de óculos escuros de má qualidade. Não compre em camelôs.

Exagerar no sol pode causar problemas
abuso do sol pode ser uma das causas de doenças oculares como a catarata e tumores nas pálpebras e na retina, causadoras de cegueira. Conheça outros problemas que podem ser causados pela exposição por um tempo maior que o recomendado:
  • Cansaço do franzir sem cessar os olhos;
  • Queima da córnea e desenvolvimento de inflamações;
  • Aceleração de uma catarata. Pessoas com intensa exposição ao sol sem proteção têm 60% mais chance de ter a doença.
  • Risco de se perder a visão mais rapidamente a partir dos 60 anos.
O sol também pode acelerar as possíveis causas da presbiopia, a popular “vista cansada”, que afeta todas as pessoas geralmente a partir dos 40 anos de idade.

Como escolher seus óculos de sol
Para garantir que os óculos tenham a proteção garantida no selo em relação à proteção contra os raios UVA e UVB, e evitar as falsificações, é recomendável recorrer a boas óticas e boas marcas.
O olho humano possui mecanismos de defesa naturais que são inibidos pela escuridão proporcionada pelas lentes. A pupila, que automaticamente se fecharia diante da luminosidade, mantém-se dilatada quando se utiliza lente escura.
Para evitar problemas, desde cedo é preciso proteger os olhos do sol:
  • Escolha óculos que assentem bem em seu rosto, de forma a não permitir a passagem de luz pela lateral das lentes.
  • Lentes espelhadas são eficientes, mas não são melhores que as demais.
  • O material das lentes não necessariamente influencia sua eficácia. A escolha entre resina ou cristal deve estar relacionada ao peso dos óculos (cristal pesa mais) e a resistência das lentes (resina arranha mais facilmente).
  • Para as crianças, opte sempre pelas lentes de resina, que não quebram.
Na hora da compra, fixe os olhos em um ponto e passe os óculos pela frente. Se houver distorção na imagem, não compre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário