Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012

Porque se Livrar Dos Piratas

Pirataria de Software

A pirataria de software é um assunto sério. Além de infringir a lei e os direitos de propriedade intelectual dos autores do software, o software falsificado pode provocar danos graves ao seu PC e comprometer a respectiva segurança.

O software falsificado é geralmente vendido em websites falsos ou através de anúncios em secções de classificados. A falsificação pode ser uma boa cópia do original, mas é mais provável que tenha defeitos e que seja perigosa.



Custos Danosos

O software pirateado pode parecer ser um bom negócio, mas pode acabar por ter grandes custos. Eis algumas razões:

  1. O software pirateado pode avariar o seu computador. Perde tempo. Pode perder ficheiros ou dados insubstituíveis. Pode, inclusive, destruir o seu PC e todo o restante dos softwares.
  2. O software falsificado pode conter spyware que é instalado no seu computador e transmite informação pessoal sem o seu conhecimento – como números de cartões de crédito e de contas bancárias, senhas e livros de endereços. A informação roubada pode ser imediatamente explorada por ladrões de identidades.
  3. O cibercriminosos encontram, periodicamente, vulnerabilidades no software e os vendedores de software facultam patches que corrigem a vulnerabilidade. Se tiver software pirata, não poderá incorporar estas atualizações fidedignas, ficando, deste modo, vulnerável a ataques.
  4. Um vendedor que se propõe a infringir a lei pode não parar pelo software pirateado. Quaisquer dados de cartões de crédito ou informações pessoais que forneça podem ser explorados por ladrões de identidades.


Como evitar ser vítima

Para evitar ser vítima de piratas de software, sigas estas sugestões:

  • Apenas compre software de empresas de renome.
  • Antes de fornecer as informações do cartão de crédito, verifique o endereço URL do site. Deve ser "https:" e não apenas "http:". Se não existir o "s," não efetue a compra. (O “s” significa apenas que as informações são encriptadas quando são enviadas pela Internet. Não significa que o site seja fidedigno.)
  • Se o preço parecer demasiado bom para ser verdade, então deve ser o caso. Tenha atenção a preços extremamente reduzidos e volte a verificar a autenticidade do site.
  • Se o seu software chegar numa caixa de CD branca ou envelope, provavelmente é falso. O software genuíno é fornecido em embalagens fechadas por plástico, juntamente com instruções impressas e cartões de registro.
  • Se achar que pode ter comprado um software pirata, deve contatar o fabricante legítimo do software e, ao mesmo tempo, tentar obter o reembolso junto ao vendedor. 
Resumindo: o software falsificado lesa todas as pessoas – e pode ter grandes custos para todos os que o usarem. Tenha cuidado quando comprar software online e comunique qualquer software que suspeite de que possa ser pirata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário