Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cachorros São Mais Inteligentes do Que Você Imagina


Brian Hare, fundandor Centro de Cognição Canina da Universidade Duke, apresenta o termo Dognición que mistura cognição e cão, em inglês.



Hare também é o autor do livro "O gênio dos cães: Como os cães são mais inteligentes do que você pensa" Esse foi o começo dessa investigação. Atualmente o Fundador do Centro da Cognição Canina desenvolveu um aplicativo que permite medir as habilidades cognitivas do seu mascote, e foi batizado com o nome de  Dognition.
Este aplicativo apresenta o que ele chama de "10 jogos para medir diferentes tipos de inteligência, incluindo empatia, comunicação, emoções, memória e raciocínio."Os 10 jogos vão te ajudar a descobrir as estratégias que seu cão usa", afirma Hare.
Isso poderia ser descrito como uma revolução na forma como entendemos os nossos animais de estimação. O professor diz que "cada vez que um cão fica olhando seu dono a oxitocina aumenta. Isso significa que ele está criando um vínculo com você, este é um de seus super poderes".

Em um estudo de Hare, foram colocados 88 cães com seus donos em uma sala e, em seguida, se apagou a luz. Naquele tempo, os animais começaram a roubar comida e desobedecer e isso aconteceu justamente porque eles estavam cientes de que seus donos não podiam vê-los.



O estudioso explica ainda que os cães não sejam provenientes de nossa "família", como os chimpanzés ou macacos, assim não compartilham informação genética, no entanto, têm um maior nível de intenção de compreender e tentar comunicar-se conosco. "Eles têm a capacidade de usar o raciocínio inferencial. A natureza lhes deu o dom de ser capaz de fazer inferências. Eles podem ler nossos gestos, eles são capazes de entender o que estamos tentando comunicar ", diz Hare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário