Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A Travessia da Massa


A pasta, um alimento tão popular que se espalhou por todo o mundo, versátil e estrela de pratos luxuosos tem sua origem disputada entre historiadores e apreciadores da boa comida. Voltaremos alguns séculos atrás e vamos começar a viagem que fez este ingrediente para tornar-se no que conhecemos hoje.
Como regra geral, a palavra massa vem do latim massa, vire παστά grego antigo pastá ).

Em nossa viagem, a primeira coisa que descobrimos é um antigo mito romano que diz que a pasta foi o resultado de uma batalha titânica entre Vulcano, deus do fogo, dos metais e rei de vulcões violentos, e Ceres, deusa da agricultura, da colheita e da fertilidade. Este par de deuses tinham uma relação estreita já que Ceres é a terra, que oferece fruto abundante quando animada pelo fogo, identificado por Vulcano. Uma vez começaram uma discussão acalorada, e Vulcano estava tão irritado que arrancou espigas de trigo da terra e as golpeou com sua marreta até que virar farinha e a afundou nas correntes do Vesúvio entre chamas e vapores, em seguida, adicionou o suco de um punhado de azeitonas e comeu toda a preparação miscigenada, o que resultou no primeiro prato de massa .


A partir daí surgiram inúmeras hipóteses que dão a origem deste alimento delicioso como da  prestigiosa Itália ou da mítica Ásia. Assim continuamos indagando.

Diz-se que a China "é a mãe da massa, como alguns pesquisadores afirmam ter encontrado em suas terras o mais antigo macarrão que se tem conhecimento "são finos, amarelos, medem 50 centímetros de comprimento e são feitas de um certo tipo milho originário da China. Esta pesquisa mostrou que a primeira produção de macarrão ocorreu na China. No entanto, esta alegação é questionada porque alguns pesquisadores afirmam que Marco Polo, ao qual é creditado o ingresso do macarrão chinês para o mundo ocidental, nunca comentou em seus relatos sobre suas viagens o tal encontro com a massa neste continente.

Os romanos também têm uma influência sobre esta história. Segundo relatos na tumba  etrusca de Cerveteri, perto de Roma, no século III aC, foram achadas decorações alusivas a vários utensílios domésticos para cozinhar, modelar e cortar a massa. De fato, há evidências de que Marcus Tullius Cícero, orador e escritor romano, registrou o gosto pelo "Lagum", que é uma pasta em formato de uma faixa longa, temperada com a "jus", algum tipo de suco resultante de carnes assadas.


E não podemos deixar de lado aqueles que afirmam que a origem da pasta é dos napolitanos, cujas águas, ricas em enxofre, acrescenta um sabor, flexibilidade e consistência muito particular. Outros historiadores sugerem que a Etiópia é o precursor desse ingrediente , graças à variedade de trigo que possuía desde tempos muito antigos. Além disso, há um grupo que associa a origem da massa a Arabia Saudita, uma vez que é fácil de transportar e cozinhar esse alimento nos pequenos oásis.

Mas entre todos esses debates há um ponto de consenso: historiadores, pesquisadores e convidados concordam em considerar a pasta, esta massa feita de farinha de trigo ou sêmola, que conta com tantas formas deliciosas e icônicas em toda a parte do mundo, a qual é servida al dente, com molho à bolonhesa, com atum ou uma camada de queijo parmesão, é um dos ingredientes mais representativos, apreciados e variados no vasto mundo da gastronomia .

Pode ser em saladas, como aperitivo ou como prato principal, a massa continuará a ocupar um lugar soberano em nossa mesa.

Fonte: http://cocinayvino.net/gastronomia/especiales/4296-la-travesia-de-la-pasta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário