Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Colesterol é Mau ou Bom?

Efeitos do colesterol no corpo. Saiba como funciona o organismo, como ele é tratado e que efeitos ele tem.


Por Pintxo

O consumo regular de colesterol e de gordura na dieta alimentar são intimamente relacionados com a formação de placas de ateroma na corrente sanguínea, aumentando deste modo a probabilidade de isquemia ocorrer em determinadas áreas causando a obstrução orgânica das vias aéreas. Na circulação arterial coronária pode levar a doença cardíaca isquémica é a principal causa de morte nas sociedades desenvolvidas.

A importância de colesterol nestes processos, devido ao efeito que tem sobre a circulação diminuindo os receptores de LDL, fazendo o tempo de circulação mais longo. Além disso, estes LDL ricos em colesterol são mais facilmente tomadas por macrófagos, e assim o seu impacto na formação de ateroma é maior.

A ingestão de colesterol em uma sociedade desenvolvida é entre 400 e 600 mg / dia, e, especificamente, no nosso país cerca de 390 mg / dia, com alimentos ricos em colesterol, carnes, ovos, laticínios e frutos do mar, estando isentos de colesterol alimentos de origem vegetal.

Colesterol? Hereditário?

O estabelecimento de hipercolesterolemia pode ser influenciado por vários fatores: hormonal, hereditária (tiroxina, insulina, fator de crescimento e ACTH de plaquetas), farmacológicos (quelatos ácidos biliares resinas) e nutrição. Como o fator hereditário, parece ter uma predisposição hereditária para estes distúrbios, sem a qual o impacto de outros fatores parecem ser muito baixa.

Necessidades de colesterol de um humano adulto médio são de 1100 mg / dia, para proporcionar o substrato estrutural e uma membrana de precursor de biomoléculas importantes. Desse montante, 25% (200-300 mg) deve provir da dieta, uma vez que o resto é biossintetizado no corpo, principalmente no fígado, e, secundariamente, no intestino delgado. A produção de colesterol intestinal não tem qualquer mecanismo de retroalimentação, que por si só existe no fígado. O colesterol da dieta inibe a síntese hepática de colesterol. A redução drástica do consumo de colesterol não produz uma redução proporcional da colesterolemia.

Como é assimilado colesterol?


Como já foi indicado anteriormente, para a incorporação de colesterol nas células é necessário que um receptor de membrana esteja ausente ou seja ineficaz, provoca a chamada hipercolesterolemia familiar, doença hereditária. Hipercolesterolemia também podem ocorrer por uma realimentação negativa, mau funcionamento do fígado de hidroximetilglutaril-CoA redutase. No entanto, as causas dietéticas ligadas a uma predisposição genética é responsável por 95% da hipercolesterolemia diagnosticada.

A degradação e remoção do colesterol ocorre principalmente através da secreção biliar, embora a maior parte do colesterol e dos ácidos biliares são novamente reabsorvidos, há sempre uma perda de líquido, tornando-se necessário o reabastecimento dietético.

Os gastos diários mínimos necessários  seria cerca de 50 mg de colesterol em  ácido biliar , 20 mg em vitamina D, 6-29 mg na produção glucocortides, e é claro na descamação da pele e da mucosa intestinal, a qual  representa um total de cerca de 100 mg / dia.

Do colesterol na dieta é absorvido apenas a 40%, aumentando os níveis de colesterol quando tomado acima de 100 mg / dia, estes níveis aumentam gradualmente até tornar a quantidade de colesterol na dieta para um máximo de saturação que é em torno de 500 mg / dia, a partir do qual não há um aumento significativo nos níveis de colesterol no plasma, ainda que os limites podem variar significativamente de um indivíduo para outro. Isto significa que os níveis de colesterol são semelhantes ao comer uma fatia de bacon feita com oito gemas de ovos (2000 mg de colesterol), ou apenas dois ovos fritos (500 mg de colesterol).

Fonte: http://www.sabrosia.com/2012/10/el-colesterol-malo-o-bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário