Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dez Sugestões Para Manter Os Seus Filhos Protegidos Online



A tarefa de proteger as crianças é um desafio cada vez mais complexo. Há apenas alguns anos, os pais preocupavam-se principalmente com os perigos de "falar com estranhos" e com predadores online. Recentemente, a pesquisa do Berkman Center, sedeado na Universidade de Harvard, colocou os predadores online numa categoria de risco muito inferior; no entanto, ainda existem muitos riscos sobre os quais temos de educar os nossos filhos. Esses riscos podem ser categorizados em três grupos.

Cibercrime

A primeira categoria é o cibercrime ou as ameaças provocadas por estranhos por motivos financeiros. Quer seja na forma de vírus informáticos, Cavalos de Tróia, ataques de phishing ou spam de mensagens de correio eletrônico, o cibercrime, continua a crescer e a mudar todos os anos. É muito importante que os pais acompanhem os diferentes tipos de ameaças. Isto pode ser desencorajante, especialmente se achar que não sabe muito sobre tecnologia ou se não souber onde procurar ajuda. Felizmente, existem vários passos que pode tomar para manter o cibercrime, em todas as suas formas, longe do seu computador, da sua rede doméstica e das informações da sua família. Siga estas sugestões e transmita-as aos seus filhos.

1. Utilize uma solução de segurança para a Internet, como o Norton 360 ou o Norton Internet Security, em todos os seus computadores. Utilizar um simples antivírus já não é protecção suficiente. Precisa de uma firewall completa, anti-spyware e outras protecções que a solução lhe pode dar.

2. Mantenha a sua rede doméstica segura, com uma boa palavra-senha e definições de segurança.

3. Aprenda a não clicar em hiperligações, a não responder a anúncios e a não abrir mensagens de correio electrónico, quando são enviadas por alguém que não conhece ou que parecem suspeitas. Perca alguns minutos para telefonar ao seu amigo ("Foste tu que publicaste aquela hiperligação?"), digite o URL do seu banco ou mostre senso comum não caindo nesses truques de engenharia social.

4. Utilize uma boa palavra-senha (única e complexa) em todas as contas e dispositivos. As duas palavras-passe mais importantes são as da sua rede social e a da sua conta de correio eletrônico. Se um hacker conseguir o controle da sua conta de rede social, pode enviar spam para os seus amigos. Se tiver controle sobre a sua conta de correio eletrônico, pode alterar a palavra-senha em todas as outras contas, utilizando a hiperligação universal "esqueci-me da minha palavra-senha".

5. Fale com os seus filhos sobre como evitar o cibercrime. Têm que ser tão cautelosos como você. Também é importante que saibam que podem falar consigo quando cometem um erro online, como acreditar num alerta de scamware e transferir algo perigoso para o computador. Muitas crianças sabem o suficiente para perceber quando transferiram um vírus, mas poucas têm a confiança necessária para admitir o erro aos pais.

Cyberbullying

A segunda categoria são os perigos a que os seus filhos podem estar expostos devido às pessoas que os conhecem. Normalmente, isto significa cyberbullying, o perigo online mais comum ao qual as crianças estarão expostas. As estatísticas variam, mas pelo menos 20 por cento das crianças irá receber mensagens de assédio, ódio ou com insultos através das redes sociais, do correio eletrônico, de mensagens instantâneas, vídeos e textos.

Curiosamente, ao contrário do tipo de bullying mais tradicional, o ciberbullying permite que os papéis se invertam quase instantaneamente. A vítima pode tornar-se a agressor simplesmente ao responder a uma mensagem de correio eletrônico má com outro ataque verbal.

Há muito trabalho a fazer nas nossas escolas e comunidades online para promover o civismo e a amabilidade online. Também temos que promover as respostas apropriadas para quando uma criança é confrontada com cyberbullying. Uma excelente fonte de informações sobre todas as formas de bullying pode ser encontrada em http://www.stopbullying.gov/ e especificamente sobre cyberbullying em http://www.cyberbullying.us/.

6. Aconselhe os seus filhos a nunca partilharem palavras-senha, nem mesmo com um amigo próximo. Se já o tiverem feito, devem alterar a palavra-senha.

7. Ensine os seus filhos a terminarem a sessão nos computadores quando terminarem os trabalhos de casa, mesmo em casa. Assim impedem que um amigo ou irmão publiquem algo ou enviem algo por correio eletrônico na sua conta, mesmo que seja uma piada.

Se o seu filho for vítima de cyberbullying, ensine-o a não responder, a guardar uma cópia de todas as mensagens e a comunicar a situação à escola ou ao website. Se as mensagens incluírem ameaças, comunique o fato à polícia. Se comunicar o ciberbullying à escola, certifique-se de que segue o caso pessoalmente e que pede um plano escrito de como a escola irá responder ao problema. A maioria dos estados tem leis contra esta forma de abuso e as escolas têm a obrigação de tratar deste problema assim que lhes é comunicado.

Reputação online

A terceira categoria de risco online é o mal que provocamos a nós mesmos. Isso pode ter muitas formas, incluindo sexting (enviar conteúdo sexual por fotografia, vídeo ou mensagem de texto), publicar informações ou imagens privadas, embaraçosas ou controversas ou até mesmo negligenciar a configuração das definições de privacidade.

Sexting é sem sombra de dúvidas algo em que não queremos que os nossos filhos se envolvam. As leis de pornografia infantil, entre outras, podem exigir que os professores, pais e as autoridades participem, se tomarem conhecimento dessas mensagens. As crianças pensam que estão partilhando essas imagens numa relação privada, mas muitas vezes o destinatário partilha as imagens, por várias razões. Talvez porque a relação acabou, talvez o destinatário esteja se gabando aos amigos ou talvez um amigo veja as mensagens no telefone e as reenvie para outras pessoas. (Mais uma razão para colocar uma palavra-senha em todos os dispositivos!)

"Reputação online" é um termo para todas as informações disponíveis sobre si na Internet, quer seja por pesquisa ou visualizando o seu perfil numa rede social. Esse retrato composto de si é como um perfil digital que conta uma história que distorce os fatos reais sobre si. Ouvimos falar muitas vezes de jovens que destroem o seu futuro acadêmico, profissional ou romântico com publicações estúpidas, fotografias de bebedeiras enquanto menores ou inscrições em grupos online controversos.

A questão da privacidade na Internet é uma preocupação cada vez maior para muitas pessoas. Cada um de nós tem que dar os passos necessários para manter as suas informações pessoais seguras, protegendo as contas online, limitando as informações que publicamos em fóruns públicos e desistindo de serviços não utilizados ou não pretendidos. As nossas vidas estão a ser publicamente documentadas a um nível que é cada vez mais desconfortável. Faça uma pesquisa online do seu próprio nome e vai encontrar a classificação da sua corrida dos 10.000 metros, as informações da hipoteca da sua casa e as informações com tag da sua rede social. As informações privadas podem ser utilizadas de formas irritantes e prejudiciais, por isso, compensa cada vez mais prestar atenção às questões de privacidade e transmitir os bons conselhos e hábitos aos seus filhos.

8. Utilize as definições de segurança e privacidade na sua rede social e em todas as contas para limitar o acesso aos conteúdos que publica.

9. Saiba mais sobre as definições de limitação de acesso para os telefones, dispositivos de jogos, tablets e todos os computadores. Uma excelente ferramenta é o Norton Online Family, gratuito para PC e Mac.

10. Fale com os seus filhos regularmente sobre como utilizar a tecnologia. Defina as regras e limites e fale com eles sobre a tecnologia. Saiba mais com "A conversa," e tenha uma conversa anual com eles ou sempre que introduzir nova tecnologia na vida familiar.


Por Marian Merritt

Nenhum comentário:

Postar um comentário